domingo, 21 de fevereiro de 2016
MIR
MIR em russo significa PAZ
«MIR vive últimos dias no espaço
18 de março, 2001 - Publicado às 17h40 GMT
Fim da MIR será um espetáculo colorido
A estação espacial russa MIR está vivendo seus últimos dias de atividade no espaço, antes de ser destruída durante seu retorno à Terra.
O plano de destruição da estação espacial será completado quando a MIR receber sua última ordem do centro de controle russo, 45 minutos antes de iniciar seu processo de queda.
A ordem acionará os foguetes da nave Progresso, que está acoplada à MIR, interrompendo a órbita da estação espacial e projetando a estrutura em direção à atmosfera terrestre.
A queda, prevista para a próxima quinta-feira, dia 22, porá fim a um marco da exploração espacial: a MIR, orgulho do programa espacial russo, foi lançada em 1986 e ultrapassou todas as projeções de vida útil.
Riscos
O fim da MIR também gera preocupação já que, com 135 toneladas, é a estrutura espacial mais pesada a ser retornada à Terra.
Desde 1978, a mesma técnica tem sido usada, com certo sucesso, para o retorno de cerca de 80 objetos e naves espaciais, mas a maior de todas até agora pesava apenas 40 toneladas.
O retorno de uma das predecessoras da MIR, a nave Salyut 7, deu errado, com a estrutura caindo na América do Sul, no lugar do Oceano Pacífico, onde os técnicos esperam que a MIR vá parar.
Em 1979, a estação espacial americana Skylab caiu numa região deserta da Austrália e em uma só peça – algo impossível no caso da MIR por ser constituída de diversos módulos.
Espetáculo final
No momento em que a MIR entrar em contato com a atmosfera terrestre, ela poderá ser observada na forma de uma bola de fogo cruzando os céus a cerca de 1.500 quilômetros da Austrália.
Primeiro, os painéis solares e a antena vão se desintegrar, provocando fortes trepidações em toda a estação espacial.
Existe a possibilidade dos cinco módulos que formam a MIR explodirem em plena queda.
Em seus momentos finais, a MIR deverá liberar milhares de fragmentos incandescentes marcando o céu em velocidades supersônicas até caírem no mar. Os fragmentos deixarão um rastro ainda visível mesmo depois da queda no mar.
Fim solitário
Mas, se o fim da MIR correr como previsto, todo o espetáculo ficará sem testemunhas, já que o plano é que a queda ocorra no meio do Oceano Pacífico, longe de qualquer área habitada.
A estação espacial russa vinha apresentando diversos defeitos, passando por momentos críticos nos últimos anos.
Apesar de tentativas de salvar a MIR, até com propostas de uso comercial, as autoridades russas decidiram pôr fim ao projeto à medida em que a nova estação espacial internacional começa a ser formada.
Durante seus 15 anos de existência, a MIR serviu como base para pesquisas sobre o comportamento do corpo humano no espaço, trabalhos científicos.
A estação espacial também serviu de símbolo do fim da guerra fria, incluindo visitas de astronautas europeus e dos Estados Unidos.»
Fonte: BBC Brasil
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário