sábado, 3 de fevereiro de 2018

ESTALINEGRADO

«Suponho que muita gente terá ouvido isso de que a União Soviética ganhou a batalha de estalinegrado (e mesmo a guerra) devido ao frio ou à sua superioridade demográfica. Não deixam de ser mentiras difundidas no seu dia pela propaganda alemã e hoje repetidas com o objectivo de denegrir a URSS.

O frio afecta ambos os lados. O equipamento logístico de uniformes de inverno e a vontade da população de ajudar os seus combatentes entram dentro de um elemento bastante menos "arriscado" em uma guerra: a preparação e o apoio popular ao sistema político governante. O frio afeta de forma desigual, isso sim, o atacante e defensor, mas precisamente estalinegrado e todas as batalhas que a seguiram até ao fim da guerra, foram resolvidos através de ofensivas soviéticas para libertar o seu território e os povos da Europa.

No que se refere à superioridade demográfica, 16 países invadiram a União Soviética no lado alemão. No momento da batalha de estalinegrado, as forças invasoras contavam com 6.270.000 soldados, por 6.124.000 do exército vermelho. Além disso, a União Soviética era o único país da frente anti-fascista que suportava a invasão do seu território. O exército francês durou 30 dias em batalha, o exército britânico retirou-se apressadamente em dunquerque e, ao lado dos Estados Unidos, nunca receberam uma invasão terrestre e esperaram até 1944 para abrir a segunda frente.

A União Soviética, com uma correlação de forças desfavoráveis durante o início da guerra e grandes perdas em 1941, conseguiu, em novembro de 1942, quase equiparar numericamente o conjunto das forças fascistas.

Quais foram, longe do acaso, os factores-chave da Vitória Soviética?

- a preparação e o planeamento soviético. O sistema socialista permitiu que a União Soviética transferir centenas de milhares de fábricas das regiões ocidentais até aos urais. Algumas fábricas exigiram até 8000 vagões de comboio. O esforço logístico de desmontar, transferir e reorganizar simulatáneamente tantas fábricas, no meio das urgências de transporte da guerra, só pode ser atribuído como mérito do sistema e partido governante.

- consequentemente, a produção de armas cresceu - apesar da ocupação fascista do território da Estónia, da letónia, da Lituânia, da Bielorrússia, da Ucrânia, da moldávia e de vastas zonas da Rússia (com leninegrado cercada, Moscovo a 300 km da frente e partes do frente Cáucaso Russo ocupada). De 1941 a 1942, a produção soviética de aviões passou de 9.600 a 15.800, a de tanques de 11.000 a 13.600 e a de artilharia de 14.000 a 15.600.

- tudo isso permitiu que a união soviética acumulação em estalinegrado 1.015.300 soldados, 979 tanques, 13.535 canhões e morteiros e 1.350 aviões. Os fascistas tinham 1.011.500 soldados em estalinegrado. No entanto, a União Soviética ultrapassava em tanques (40 %), artilharia (30 %) e aviação (10 %). Isto, e não a neve, é uma das chaves da vitória.

- por outro lado, a chegada do inverno, com as estradas cheias de lama, o nevoeiro e o frio, fez com que a Alemanha tomasse a decisão de não organizar ofensivas de grande envergadura até à primavera de 1943. As mesmas condições que fizeram à Alemanha. Desistir da sua ofensiva foram as que teve de sofrer o exército vermelho para lançar a sua própria contra-ofensiva.

- a contra-Ofensiva Soviética se preparou em segredo e com uma acumulação de armas e soldados espetacular que teve que passar despercebida. Para isso, foi imprescindível o êxito da Aviação Soviética na bombardear os aeroportos nazis e evitar, durante meses, os voos dos aviões de reconhecimento alemães.

- a ofensiva soviética conseguiu derrotar as forças fascistas com três ataques simultâneos na linha de frente e ter que quebrar a defesa alemã depois de atravessar o volga. Foram cercados por 350.000 soldados fascistas. Uma vez formado o anel, Hitler mobilizou de urgência 30 divisões para tentar quebrar o cerco, incluindo o envio de 10 divisões da Europa ocidental. A Itália também enviou forças adicionais. A URSS RESISTIU AO CONTRA-ataque.

- o apoio da população. Os camponeses do oblast de estalinegrado, recolheram em plena batalha, quase 4 milhões de toneladas de cereais, 15.000 toneladas de produtos hortícolas e 53.400 toneladas de carne. Sem isso, teria sido impossível abastecer o exército vermelho em estalinegrado, composto por mais de 1 milhão de soldados. A população juntou-se a milícias, sabotou as linhas alemãs e apoiou em todas as necessidades do exército. Sem o apoio firme da população teria sido impensável a vitória.

A Vitória Soviética em estalinegrado, portanto, tem como principais motivos uma melhor preparação e planeamento, uma melhor direcção política e militar da guerra e o apoio da população ao lado anti-fascista.

O vi exército, o que maior preparação e equipamento tinha, foi derrotado em estalinegrado. No total, até 2 de fevereiro de 1943, entre as tropas cercadas e as tropas mobilizadas para quebrar o cerco, os fascistas perderam 800.000 soldados, 2.000 tanques e peças de assalto, mais de 10.000 Canhões e morteiros, 3.000 aviões de combate e transporte e mais de 70.000 automóveis. 91.000 soldados foram feitos prisioneiros, assim como 2.500 oficiais, 24 generais e o Marechal Von Paulus.

Depois desta derrota, mudariam a situação da guerra e a União Soviética libertou em pouco mais de dois anos todo o território ocupado, bem como os povos da Europa oriental, da Europa central e da Ásia. Apenas a menos de um ano da derrota total nazi, os Estados Unidos interveio com o desembarque da Normandia, tão repetido pela propaganda de Hollywood. Nessa altura, o que se decidia não era tanto a vitória ou a derrota do fascismo, mas em que condições.»

Autor desconhecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário