sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

JOSÉ DIAS COELHO

 «De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz nascer as mais copiosas searas.» Foi esta a legenda da última gravura de José Dias Coelho para o Avante! clandestino, relativa ao assassinato de Cândido Martins (Capilé) em Novembro de 1961, numa manifestação em Almada. Poucos dias depois, a 19 de Dezembro, foi o próprio José Dias Coelho a tombar aos 38 anos, varado pelas balas da PIDE. O crime foi perpetrado em Alcântara, na antiga Rua dos Lusíadas, actual Rua José Dias Coelho.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

JOÃO FERREIRA 2021

"Esta é a candidatura inspirada nos que já mostraram que não se escondem, que não desertam, que não se rendem. Inspirada nos que não ficam à espera quando os trabalhadores e o povo são atacados nos seus direitos. Nos que enfrentam a resignação e o medo, real ou imaginário. São os que lutam, até às últimas consequências, pela liberdade e pela democracia.

CENTENÁRIO PCP

No âmbito das comemorações do Centenário do PCP foi lançado um emblema comemorativo. Compra já o teu!

"O emblema editado no âmbito das comemorações do Centenário do PCP [...] associa o número 100 ao símbolo oficial do Partido: a bandeira vermelha com a foice e o martelo cruzados e a estrela de cinco pontas, com duas fitas, uma verde e uma vermelha.