segunda-feira, 25 de maio de 2015

MOONSPELL

PENSAR O PAÍS COM MÚSICA DE FUNDO
1 ideia para compor o país: o canto das sereias loucas
19.05.2015 12h23

Fernando Ribeiro é a mais recente das personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do vocalista dos Moonspell, nesta rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

ALEXEI MOZGOVOI

«Se puede acabar con un revolucionario, pero no se puede acabar con las ideas
“La guerra es la mayor de las injusticias. No estamos en guerra contra los soldados. Quienes pagan, quienes utilizan a los medios de comunicación para poner a la gente la una contra la otra, son ellos contra los que tenemos que luchar“.

domingo, 24 de maio de 2015

AGENTE LARANJA

«Quarenta anos depois do fim da guerra o Vietname é um país que deveria ter ultrapassado todas as suas sequelas.
Em vez disso, continua amarrado aos efeitos do agente laranja, um produto químico pulverizado durante o combate, para remover as folhas árvores deixando assim a descoberto o inimigo.
Os seus contaminantes à base dioxinas - agora considerado como um dos produtos químicos mais tóxicos conhecidos pelo homem - permanece nos ecossistemas do Vietname. No solo e nos peixes dos rios que as pessoas comem.
Cerca de 4,8 milhões de vietnamitas foram expostos ao agente laranja, causando 400 mil mortes. As doenças associadas incluem cancros, defeitos congénitos, doenças de pele, doenças imunes, doenças do fígado, efeitos psicossociais, defeitos neurológicos e doenças gastrointestinais.

De acordo com a Cruz Vermelha do Vietnam, pelo menos um milhão de pessoas estão inaptas ou têm problemas de saúde devido ao agente laranja, 100.000 das quais são crianças.» (...)

Fonte: news.com.au

quarta-feira, 20 de maio de 2015

PEPE MUJICA

De Portugal, que cumpla muchos años feliz PEPE :) «Pertenezco a una generación que quiso cambiar el mundo, fui aplastado, derrotado, pulverizado, pero sigo soñando que vale la pena luchar para que la gente pueda vivir un poco mejor y con un mayor sentido de igualdad. El hombre tiene recursos para crear un mundo mejor, mucho más rico en cultura y conocimiento”» Pepe Mujica - Maio de 2013
José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica (Montevidéu, 20 de maio de 1935), é um agricultor e político uruguaio e Presidente da República Oriental do Uruguai entre 2010 e 2015.

sábado, 16 de maio de 2015

FÁTIMA

«Fátima: a enganar pessoas desde 1917 (TM)
por HUGO GONÇALVES Hoje

1- Três crianças de Los Angeles dizem ter visto um thethan luminoso através da penumbra de poluição da cidade norte-americana. Segundo a Cientologia, um thethan é uma das almas que, há 75 mil milhões de anos, foram atiradas para os vulcões do planeta Terra por um ditador intergaláctico. O thethan em questão apareceu num ferro-velho, prometendo que, caso fossem ali no dia 13 de cada mês, as crianças receberiam a revelação de segredos. No lugar do ferro-velho, a igreja da Cientologia prepara-se para construir um santuário.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

HISTÓRIA

«A partidária e fotógrafa judaica Faye Schulman, nascida em 1925 em Lenine, Polónia (actualmente Bielorrússia). Após a invasão da URSS (à qual tinha passado a pertencer em 1939) os judeus da cidade de Lenine, cerca de 1800, foram presos num ghetto, menos os considerados "úteis" (entre os quais: um carpinteiro, um alfaiate e um fotógrafo), Após descobrir o assassinato de judeus no ghetto  e ao reconhecer entre os mortos à sua família, decidiu fugir para o bosque onde passou a participar num grupo rebelde (partizans) formado por retardatários do exército vermelho.»
Fonte: Galeria Histórica

terça-feira, 5 de maio de 2015

EXPERIÊNCIA MACABRAS

«13 experimentos macabros con humanos perpetrados por EE.UU.
Publicado: 4 may 2015 18:30 GMT | Última actualización: 4 may 2015 22:15 GMT

Cámaras de gas, experimentos con seres humanos, infección de personas de otras razas con enfermedades peligrosas. Aunque parezcan métodos empleados por los nazis durante la Segunda Guerra Mundial, son algunos de los experimentos realizados por EE.UU. a lo largo de la historia.
Un artículo publicado en el portal globalconflict.ru recuerda los 13 peores experimentos con seres humanos realizados por EE.UU.

domingo, 3 de maio de 2015

RESERVAS LOCAIS

«Se esta lei tivesse saído há mais anos!
No passado dia 24 de Julho, o Diário da República publicou o Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (Decreto-lei n.º 142/2008 de 24 de Julho) que introduz uma verdadeira revolução nos instrumentos de conservação da natureza, ao permitir, a partir de agora, que os Municípios criem, por sua própria iniciativa e exclusiva deliberação, áreas protegidas.

ÁREAS PROTEGIDAS: POR QUEM?

«Comunicação do Doutor Nuno Oliveira no Encontro Nacional Vigilantes Natureza

XVI Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza - 4 a 6 de Março de 2011

ÁREAS PROTEGIDAS: POR QUEM?
Nuno Gomes Oliveira
Reserva Natural Local do Estuário do Douro
estuariododouro@parquebiologico.pt

MADRES DE LA PLAZA DE MAYO

«Argentina: Primera marcha, Madres de la Plaza de Mayo
El 30 de abril de 1977, se realiza en Buenos Aires, la primera marcha de las Madres de la Plaza de Mayo, para exigir la aparición con vida de sus hijos que eran  víctimas de la represión de la dictadura militar que gobernaba a la Argentina en ese momento.

COREIA DO NORTE

«La cultura de los norcoreanos: ¿Qué leen?, ¿Qué música escuchan? Las respuestas, en RT
Publicado: 26 feb 2015 12:00 GMT | Última actualización: 26 feb 2015 12:48 GMT

Desde hace casi 70 años, Corea del Norte mantiene un experimento social y político único en el mundo, aunque poco se sabe de él. ¿Cómo es su cultura? ¿Qué leen? ¿En qué creen? ¿Conocen algo del exterior? Un equipo de RT ha viajado al país y trata de acercarnos la cultura norcoreana.

COREIA DO NORTE

«¿País peligroso de gente ignorante? Mitos sobre Corea del Norte que hay que desmentir
Publicado: 2 may 2015 16:53 GMT

Tal es el poder de los clichés sobre Corea del Norte creados por los medios globales que la mayoría de las personas se lo imagina como un país "peligroso y criminal" donde vive gente "ignorante y cerrada", lo que está lejos de reflejar la realidad, opina Hazel Smith, experta en Corea de la Universidad de Lancashire Central.

COREIA DO NORTE

«Dangerous, isolated and primed for war? North Korean clichés debunked

The cartoon caricature of the country glosses over recent developments in society. Yes it’s repressive and idiosyncratic, but not uniquely so argues Hazel Smith


sábado, 2 de maio de 2015

IMPÉRIO

«É  O   IMPÉRIO, estúpidos

[Um lucido texto de João Varela Gomes aos 91 anos]

Este pequeno Portugal de prosápias imperiais até 1974 –Império Colonial, Ultramarino, ou o que então mais conviesse – não se mostra  minimamente preocupado pelo facto da Europa e grande parte do mundo estar agora – nesta  década 2 do séc. XXI - subjugado por uma potência imperial capitalista liderada pela dupla USA/NATO; a qual  não esconde a sua ambição para o domínio universal (global, como dizem) em próximo futuro. Sim, parece um retorno aos tempos da loucura nazi/hitleriana nos anos 30 do século passado e  da medonha tragédia que provocou.

URSS

«Mentiras sobre a história da União Soviética.
De Hitler e Hearst a Conquest e Solzjenitsyn!

História dos supostos milhões de presos e mortos nos campos de trabalho e pela fome na União Soviética no tempo de Stáline.

Neste mundo em que vivemos, quem consegue escapar às  terriveis histórias de mortes suspeitas e assassinios nos campos de trabalho Gulag na União Soviética? Quem consegue escapar às histórias de milhões de mortos pela fomes e de milhões de opositores executados na União Soviética no tempo de Stáline? No mundo capitalista repetem-se estas histórias  em livros, jornais, radio, televisão e filme numa quantidade infinita e o mito de dezenas de milhões de vitimas que o socialismo teria causado tem crescido sem limites nos últimos cinquenta anos.

STÁLIN

«Como se vestia Stálin
30/08/2014 Inna Fiodorova, especial para Gazeta Russa
Stálin vestia jaqueta (o “french”, casaco que foi usado pelos oficiais franceses e britânicos e que recebeu seu nome de John Denton French) paramilitar com botas e, mais tarde, começou a usar uniforme –assim se formava a imagem do líder soviético mais famoso.