domingo, 21 de junho de 2020

MARIA GUINOT

Maria Adelaide Fernandes Guinot Moreno, cantora, pianista e compositora portuguesa, nasceu em Lisboa a 20 de Junho de 1945 e faleceu em Parede a 3 de Novembro de 2018, com 73 anos.

Começou a aprender a tocar piano com 4 anos de idade.

Em 1968 participou num programa de rádio, o que acabou por conduzir à gravação do seu single de estreia. Lança ainda um segundo single com o tema "Criança Loura". Está afastada da música durante vários anos.

Fica em 3.º lugar no Festival da RTP da Canção de 1981 com o tema "Um Adeus, Um Recomeço". Participa no Festival da Canção da Rádio Comercial com os temas "Falar Só Por Falar", "Vai Longe O Tempo" e "Um Viver Diferente". É lançado o single "Falar Só Por Falar".

Em 1984 vence o Festival RTP da Canção com "Silêncio e Tanta Gente". Apesar da excelente recepção a canção não foi além do 11.º lugar no Festival da Eurovisão.

O tema "Homenagem às mães da Praça de Maio" é incluído no duplo álbum 'Cem anos de Maio', editado pela CGTP em 1986.

No programa "Deixem Passar a Música", gravado para a RTP, foi acompanhada da orquestra dirigida por José Mário Branco nas canções "Atlântida", "Balada das Meias Palavras", "Ai Quem Me Dera", "O Baile das Segundas Feiras", "Feiras das Existências" e "A Bela Adormecida". Em play-back apresentou "As Mães da Praça de Maio" e "Saudação a José Afonso" (canção recusada pelo júri do Festival RTP da Canção desse ano, ainda com o nome de "A Título Póstumo").

Ainda no mesmo programa, José Mário Branco cantou "Remendos e Côdeas", António Vitorino de Almeida acompanhou-a, ao piano, no tema "Porque Choram os Teus Olhos", e Manuela de Freitas disse o poema "Catarina", de Sophia de Mello Breyner.

Em 1987 foi editado o álbum "Esta Palavra Mulher", uma edição de autor. Participa no Festival da Canção desse ano ao assinar a letra de "Imaginem Só" defendida por Ana Alves.

Colabora no disco "Correspondências" de José Mário Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário