segunda-feira, 5 de outubro de 2020

LENIN EM SEATTLE (EUA)

 A estátua de Lenin é amada, odiada - e muito Fremont

O Lenin de 5 metros, caminhando corajosamente e apoiado em chamas e armas de fogo, ainda evoca reações fortes, embora ele tenha morrido há 91 anos.

Se alguém dissesse que há uma estátua de Lenin no bairro de Fremont, você esperaria que fosse de John Lennon, não de Vladimir.

Mas para um bairro cujo lema é “De Libertas Quirkas”, a liberdade de ser peculiar, não é uma surpresa.

O caminho para Seattle de Poprad, Eslováquia, para este bronze de 8 toneladas do revolucionário comunista ocorreu porque Lewis Carpenter de Issaquah o viu, comprou e trouxe de volta após o colapso do bloco soviético.

Ele morreu em 1994, mas a família ainda o possui, e Jon Hegeman, com o Fremont Arts Council, diz que ainda está à venda por US $ 250.000 ou a melhor oferta.

O Lenin de 5 metros, caminhando corajosamente e apoiado em chamas e armas de fogo, ainda evoca reações fortes, embora ele tenha morrido 91 anos atrás.

Lenin foi responsável por mortes incalculáveis ​​e muitos o equiparam a Hitler e Stalin. Os vândalos costumam pintar as mãos da estátua de vermelho-sangue.

Ele se junta a mais de 60 outras instalações de arte em Fremont, incluindo o Troll, o Guidepost que marca o “centro do universo”, “Waiting for the Interurban” e o Rocket.

O fremontologista e especialista em bairro Kirby Lindsay Lanay diz: “Eu odeio no sentido de que perturba as pessoas. Eu entendo sua dor. Gosto de arte que faz você se sentir bem. ”

Mike Clark, do Fremont Arts Council, diz: “É perfeitamente Fremont”. No início ele se opôs à estátua e “agora, totalmente indiferente. É muito popular e faz parte da merda (Fremont). ”

Lindsay Laney diz: “Ame-o ou odeie-o, ele faz parte de Fremont tanto quanto o resto de nossa arte. Nós o vestimos com um tutu para o orgulho gay.

"Taco del Mar fez um burrito gigante (embrulhado em papel alumínio) para ele segurar, mas parecia um doobie."

Existem poucos lugares na América onde uma estátua de Lenin encontraria um lar, e agora o revolucionário comunista olha para um distrito comercial capitalista.

Hegeman diz que se Lenin vender, ele gostaria de ver outra estátua em seu lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário