segunda-feira, 9 de maio de 2022

RFA RDA ÁUSTRIA

República Federal da Alemanha, República Democrática da Alemanha, Áustria, NATO e Pacto de Varsóvia 

Um pouco de História no Dia da Vitória.

O que vou lendo, escrito até por pessoas que creio instruídas, no seu afã de reescrever a História, faz-me recordar as palavras de uma vienense face ao monumento, cujas imagens reproduzo.

Num passeio, há alguns anos, por Viena a tal vienense, senhora conservadora mas culta e sem intentos de reescrever a História, disse-me face ao monumento de homenagem ao soldado soviético, algo do género: está ali, não nos incomoda nada, foi o único soldado estrangeiro que cá ficou, a seguir à guerra, e devemos-lhe, aos soviéticos, ter ficado com o país unificado e neutral ou seja sem soldados estrangeiros dentro das nossas fronteiras.

O porquê destas afirmações.

O exército soviético derrotou as forças nazi-fascistas, na Batalha de Viena, a 14 de abril de 1945, tendo perdido mais de dezassete mil soldados. As forças aliadas ocidentais entraram na cidade a 27 de abril e, em Berlim, a rendição nazi deu-se a 8 de maio.

Entretanto o governo provisório austríaco decretou o fim da ligação do país à Alemanha e deu início à Segunda República. Não obstante o país foi ocupado militarmente pelos exércitos aliados e, Viena no centro da zona soviética foi, a exemplo de Berlim, dividida em quatro zonas de ocupação.   

Desde 1953, em negociações com o Chanceler Austríaco Julius Raab, a União Soviética mostrou-se interessada na saída dos seus soldados da Áustria exigindo, como única contrapartida, a neutralidade do país.   

Mas só a 15 de maio de 1955, face à firme vontade negociadora do governo austríaco, e só depois dos Estados Unidos, e seus satélites, terem garantido a divisão da Alemanha, impondo a criação da República Federal da Alemanha em 23 de maio de 1949 e a sua integração na NATO, em 9 de maio de 1955, foi possível a independência unificada e neutral da Áustria. A 19 de setembro, desse ano, os soldados soviéticos abandonaram o território austríaco. O mesmo fizeram, a em 25 de outubro de 1955, soldados norte americanos, franceses e britânicos.  

Para os mais distraídos, recordo que a República Democrática Alemã foi criada a 7 de outubro de 1949, cinco meses depois da RFA e goradas que estavam as hipóteses de uma Alemanha unificada e neutral. E que o Pacto de Varsóvia foi criado a 14 de maio de 1955, seis anos após a criação da NATO e já após a adesão da RFA à mesma.

Claro que alguns dirão: malvados soviéticos a obrigarem a Áustria a viver em paz. Ao que sei os austríacos gostam.

Sem comentários:

Enviar um comentário