Há 103 anos, em 9 de janeiro de 1920, nasceu Ruben Ruiz Ibarruri - filho da comunista espanhola Dolores Ibarruri, oficial do Exército Vermelho, comandante de uma companhia de metralhadoras, capitão da guarda, participante da Batalha de Estalingrado , Herói da União Soviética (postumamente).
Desde os primeiros dias da Grande Guerra Patriótica, Ruben Ibarurri participou das batalhas da Frente Ocidental. Por coragem, ele foi premiado com a Ordem da Bandeira Vermelha.
“Um herói vive em todos aqui, esse povo não pode ser derrotado. Mãe, considero uma grande honra e orgulho para mim lutar nas fileiras do Exército Vermelho contra os opressores da humanidade. Tenho certeza de que é nesta terra que eles vão quebrar os dentes ”, escreve à mãe.
Em 1942, Ruben comandava uma companhia de metralhadoras nos arredores de Estalingrado. Em apenas uma noite, o destacamento avançado sob o comando de Ibarruri repeliu seis ataques inimigos.
Nesta batalha, Ruben Ibarruri foi mortalmente ferido. Ele morreu em 3 de setembro de 1942. Foi enterrado na Praça dos Combatentes Caídos em Estalingrado.
Sem comentários:
Enviar um comentário