domingo, 20 de dezembro de 2015

NATALIE MERCHANT

«Uma das mais influentes cantoras e compositoras da música contemporânea, a carreira artística de Natalie Merchant pode ser dividida em duas partes: a primeira com o sensacional 10.000 Maniacs e a segunda com o trabalho solo que desenvolve desde 1995. Somente a primeira parte já serviria como um referencial ao cancioneiro americano. O 10.000 Maniacs, grupo de origem universitária do estado de Nova Iorque, realizou uma amálgama perfeita entre o folk e o pop (no melhor sentido da palavra), com grandes doses de influência da poesia norte-americana. Tudo muito alegre, muito lírico e com muita inteligência.
O fim da participação de Natalie no grupo foi marcado como uma opção de escape ao sucesso sem precedentes (inclusive no Brasil) do álbum MTV Unplugged.  Este sucesso desvirtuou o espírito livre e aventureiro da banda. Muita pressão para um grupo quase brejeiro e que queria apenas curtir com os bons ventos musicais.
Desde o seu primeiro álbum solo Tigerlilly, Merchant se aprofundou nas suas raízes e passou a lapidar a sua voz cada vez mais. Nestes mais de vinte anos, sua produção musical foi esporádica, com uma boa parada para cuidar da filha recém-nascida. Um dos bons produtos, desta parada necessária, foi a produção de um livro de ilustrações realizado a partir do disco Leave Your Sleep, já comentado aqui nesta coluna (http://blooks.com.br/2012/12/geleia-moderna-musica-e-poesia-para-criancas/). O seu último trabalho, o recém-lançado autointitulado Natalie Merchant reflete a maturidade da artista. Ela mesma é a responsável pela produção do álbum e este representa o resumo desta trajetória de afirmação e de reflexão. Assista ao vídeo da música Giving Up Everything.

O novo disco representa um retrato instantâneo e íntimo de Natalie em um resumo da sua trajetória nos últimos 15 anos. Atualmente, Merchant está em turnê pelos Estados Unidos e Canadá até o meio do ano que vem, depois de uma passagem pela Europa.»

Fonte: Geleia Moderna




Sem comentários:

Enviar um comentário