terça-feira, 6 de dezembro de 2016

XX CONGRESSO DO PCP

«Vem ao Congresso do PCP? Então dorme lá em casa!
01 DE DEZEMBRO DE 2016 - 11:59

Uma das tarefas da Organização Distrital do PCP de Setúbal é arranjar dormida para os delegados ao Congresso que vêm de longe.

Uma das tarefas da Organização Distrital do PCP de Setúbal é arranjar dormida para os delegados ao Congresso que vêm de longe. E serão qualquer coisa como 500 ou 600 camas.

"Já é costume, quem vive mais longe fica em casa de camaradas aqui da zona de Almada, de Lisboa ou de Setúbal. Dorme e come. Fazêmo-lo com muito gosto", diz Nuno Costa, mais conhecido entre os camaradas por Nino. "É um momento de convívio, de debate político e de partilha, temos muito gosto".

Nino também tem a seu cargo a bagageira. "É um local onde as pessoas podem deixar as suas malas, os seus sacos. Quando chegam deixam aqui, vão dormir a casa de um camarada e quando regressam a casa voltam a ir buscar as suas coisas". Nunca desapareceu nada.

Três dias antes do Congresso o centro do Pavilhão Desportivo de Almada, no Feijó, já tem mais de mil lugares alinhados. Cadeiras de plástico brancas, atrás de vagas e vagas de mesas cobertas de toalhas de pano, vermelhas. Mas ainda há muita gente a martelar.

Os voluntários são mais de 200. Ninguém se atropela. "Há uma planificação central", explica Jorge Feliciano. "São ouvidas as organizações regionais e depois distribui-se o trabalho. As pessoas sabem se vão carregar cadeiras, descarregar mesas, montar estruturas". A disciplina é intrínseca e os militantes que por aqui trabalham já ergueram muitas cidades provisórias para o Partido.

"Eu era tipógrafo", diz António ainda de chave de fendas na mão. Está a montar uma estrutura metálica, "fui aprendendo ao longo de muitos anos, muitas Festas do Avante".

Já bem grisalhos, dois homens raramente largam as cadeiras junto à porta das traseiras do pavilhão desportivo. Um deles aponta para o cartão de identificação que traz pendurado no bolso da camisa, diz "controlo". Não temos assim muito trabalho físico. Estamos a controlar".

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.»

Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário