sexta-feira, 28 de julho de 2017

CAPITALISMO

«A escroqueria moral de Ronaldo e a execrável fome do ouro de Amorim 
O médico Gentil Martins classificou há poucos dias Cristiano Ronaldo como “escroque moral”. Isto a propósito do futebolista milionário ter utilizado uns pós dos seus milhões para comprar filhos através de barrigas de aluguer. Gentil Martins criticava o facto de Ronaldo não dar uma mãezinha aos filhinhos, não o facto de ter dinheiro e de o utilizar para comprar filhos, em vez de os gerar por métodos mais comuns na natureza.


Há poucos dias morreu Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal. Foi louvado como um reprodutor de riqueza, mas não de comprar trabalho com dinheiro que já ganhara comprando trabalho abaixo do seu valor. Chamava-se a isto acumulação primária do capital, mas ninguém se atreveu a lembrá-lo. 
A escroqueria moral a que se referia o conservador Gentil Martins não tem como causa a compra de filhos pelo milionário artista da bola, assim como a fortuna de Américo Amorim não tem como causa questões morais.
A causa do comportamento comum a ambos é a mesma e é antiga. Está diagnosticada pelos clássicos: Quid non mortalia pectora cogis, | Auri sacra fames, um verso de Virgilio, na Eneida, que significa: “a que não obrigas os corações humanos, ó execrável fome do ouro!”
É no sistema que promove a execrável fome do ouro que assenta a escroqueria moral. 
Já agora, Portugal, o país de Ronaldo e de Amorim, é o quinto Estado da OCDE onde o fosso entre ricos e pobres é maior. 20% dos portugueses mais ricos têm um rendimento mais 6 vezes superior aos 20% mais pobres.»

Foto de Mastroianni e Deneuve em Não toques na mulher branca.

Por Carlos Matos Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário