domingo, 11 de julho de 2021

REVOLUÇÃO DE ABRIL

 "Manuel Duran Clemente

Luís Osório (L.O.) tinha 4 anos em 1974/75. E deve ter ouvido mal o seu querido pai que também amou...um fiel comunista. Este que descanse em paz. O que Luís Osório escreve ,entre as páginas 147 e 150 ,deste seu livro, sobre Vasco Gonçalves, é duma baixeza vergonhosa. A começar pelo título (pág. 147) insinuoso, de má fé e equívoco: "Vasco Gonçalves amou o mais fiel dos salazaristas". Só vinte e cinco linhas depois do inicio deste inqualificável texto, de L.O., se fica a saber que Vasco Gonçalves amou o seu pai "um defensor radical do Estado Novo" segundo o jornalista e intelectual L.O. Tal terá sido confessado por V.G. a L.O. .

A prosa tem recortes "magníficos" sobre V.G., tais como, citando Luis Osório :"após o 25 de abril nacionalizou, mandou prender, ameaçou partir os dentes à reação, promoveu campanhas de revolucionária alfabetização e tentou transformar Portugal num país comunista"." Um monstro ou um homem bem intencionado?" Interroga o jornalista. Depois de visitar V.G. em sua casa, em 1999, L.O. terá ficado com a sensação de que era bem intencionado...A prosa continua como se L.O. descobrisse a pólvora ao ter conhecimento pelo próprio V.G. de que em miúdo seguia as pegadas do pai, grande jogador do SLB, etc. etc. e admirador de Gomes da Costa e da Ditadura, cujos desfiles aplaudia. O pai teria falecido em 1965.Vasco Gonçalves confessou a L.O. o "crime", o amor que tinha pelo pai e como o afectou a separação dos pais, ainda ele Vasco com 10 anos. Mas a baixeza, ,ainda maior do texto, vem a seguir, quase no fim da pagina 148. Ele V.G. e o irmão herdaram uma loja de câmbios. Então diz ufano L.O de V.G.."E, é já primeiro ministro durante o Verão Quente de 1975, protagoniza um ambicioso plano de nacionalizações que atinge as maiores empresas e toda a banca". Depois de arrazoada verve psicanalítica L.O. chega à brilhante conclusão : V.G. decidiu "não nacionalizar as lojas de câmbios"...!!! E lá continua L.O. destapando o seu bom senso e acabando por concluir e apelidar um homem bom e amigo do seu povo de um" monstro bem intencionado" a páginas 150 de um dos mais miseráveis e ficcionados textos de fazer inveja ao lixo mais nojento da extrema direita. Isto porque L.O. mente com todos os dentes ao ignorar que Vasco não foi o autor das nacionalizações,

nem logo depois do 25 de Abril e muito menos no Verão Quente de 1975. A frase "osorária" de "após o 25 de abril nacionalizou, mandou prender, ameaçou partir os dentes à reação, promoveu campanhas de revolucionária alfabetização e tentou transformar Portugal num país comunista" só pode ser escrita por um arrogante que não viveu a ditadura, nem viveu os 500 dias esperançados do chamado PREC, nem se informou sobre o jogo das grandes potências da época e desconhece os 200 Decretos -Leis assinados por Vasco Gonçalves e que plasmam, na Constituição de 2 de Abril de 1976, as "Conquistas da Revolução." . Houve revolução Lúis Osório. Sabia? Partir os dentes à reação era urgente. Não se fez. Prender foi necessário. Muito poucos terão sido presos pelo tamanho do mal que fizeram à Nação. Alfabetização revolucionária? Sabe LO qual era o grau de analfabetização em 1974?Pois era de 33,7% da população continental. De lares sem luz , 36,2%,De lares sem água e sem saneamento básico 52,6%.. As Nacionalizações de grandes empresas e da banca que estavam a boicotar o processo de transformação do país não foram determinadas por V.G. e aconteceram depois do ataque de 11 de Março (será já Verão? E quente?) aprovadas pelo MFA em Assembleia Geral de militares revolucionários ,que também aprovaram a criação do conhecido Conselho da Revolução. Importa referir que muitas empresas já tinham sido salvas pelos seus trabalhadores face ao boicote de alguns patrões. Só não sabe quem não quer e não viveu esse período. Quanto a VG ser um pau mandado da Álvaro Cunhal L.O. continua enganado, ele e as suas péssimas fontes. Querer um país mais igual e sem assimetrias era desígnio de todo o MFA e dos Partidos, ditos de esquerda. Era também enorme desejo de V.G.. Saber dos acordos de Vladivostok de 24 de Novembro de 1974,entre URSS e EUA, em que Portugal nunca seria um país comunista mas membro da NATO...e coloca Angola com o petróleo para os americanos e o resto para os russos, dando origem à ponte aérea de mais de meio milhão de portugueses trabalhadores em mais de 2500 voos, alimentados pelos EUA, também era do conhecimento de certos membros do poder português em conivência com inimigos de Portugal. V.Gonçalves? Este foi destituído, de primeiro ministro, no final do Verão Quente em 5 de Setembro por ordem e chantagem de Carllucci e EUA.......... Luis Osório reveja os seus conhecimentos e as suas deploráveis fontes. 

Manuel Duran Clemente"

Sem comentários:

Enviar um comentário