quinta-feira, 4 de novembro de 2021

A ÉTICA SOVIÉTICA

Por Guilherme Antunes

Ex-combatente do exército colonial em Moçambique, com uma experiência maldita de 44 meses de “serviço”, conheci bem a ausência na guerra colonial dos filhinhos da “elite” salazarista. Que avançassem os filhos do povo. 

Não foi assim na defesa epopeica da terra soviética, em que os filhos das mais altas figuras da Revolução foram os primeiros a oferecerem-se para a frente de batalha, ajudando a glorificar um mundo novo nascido do exemplo dos seus chefes mais destacados. Assim:

Yakov Dzhugashvili, filho mais velho de Stalin, caiu prisioneiro dos nazis, na Bielorrússia, 1 mês depois do começo da guerra. Cedo os alemães perceberam quem era o preso e tentaram negociar com Stalin. O jovem piloto respondeu-lhes: «sinto vergonha perante o meu pai por não ter morrido».

Em vão se tentou o resgate do tenente Dzhugashvili. Os nazis propunham a sua troca por alguns generais capturados em Stalingrado. Stalin recusou peremptoriamente! Em 14 de Abril de 1943, aos 36 anos lançou-se contra a electrificação do campo.

Vasily Stalin, coronel no final da guerra, piloto desde 1940, não querendo que se pensasse que por ser filho de Stalin ficaria longe da guerra. Em 1942 entrou em combate por 26 vezes e abateu 2 aviões inimigos. Em 1943 ajudou, em equipa, a derrubar mais 3. Era sempre o 1º a atacar o inimigo, voava sempre sem paraquedas porque jurara a si próprio que não cairia nas mãos dos nazis. Possui 3 ordens da Bandeira Vermelha; a ordem de Suvorov de 2ª classe, a ordem de Alexandre Nevsky, etc.

Leonid Khruchev, filho de Nikita Khruchev, piloto desde 1933, participou na guerra contra a Finlândia como voluntário. Foi gravemente ferido em combate. No Inverno de 1942 voltou à frente de combate já galardoado com a ordem da Bandeira Vermelha. Desaparecido em combate aos 25 anos.

Timur Frunze, filho biológico de Mikhail Frunze um dos mais destacados dirigentes soviéticos. Após a morte dos pais, Kliment Voroshilov adoptou-o. Era considerado um ás da aviação. Em 9 incursões derrubou 2 aviões inimigos e 1 outro em grupo. Foi derrubado por caças alemães aos 19 anos.

Anastas Mikoyan era vice-presidente do Conselho de Comissários do Povo da URSS e os seus 3 filhos foram pilotos que participaram na guerra. Stepan, Vladimir e Alexey. Foram todos derrubados pelo inimigo e Vladimir Mikoyan morreu apenas com 18 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário