sábado, 20 de fevereiro de 2021

ALEXEI KOSYGIN

Alexei Nikolayevich Kosygin, político soviético, nasceu em Leninegrado, URSS a 21 de Fevereiro de 1904 e faleceu em Moscovo a 18 de Dezembro de 1980, com 76 anos.

Kosygin juntou-se ao Exército Vermelho em 1919, aos quinze anos de idade, e lutou com os bolcheviques na Guerra Civil Russa sendo ainda um adolescente. 

Após a guerra recebeu educação secundária no Colégio Cooperativo de Leninegrado e foi trabalhar na Sibéria, juntando-se ao Partido Comunista da URSS em 1927. 

Nos anos 1930 cursou o Instituto Têxtil de Leninegrado, trabalhando depois como engenheiro até alcançar a posição de director de uma fábrica têxtil na cidade.

Em 1939, integrou-se no gabinete soviético como Comissário do Povo para a indústria têxtil, sendo eleito para o Comité Central do Partido Comunista da URSS naquele mesmo ano.

Durante a Segunda Guerra Mundial, aumentou as suas actividades e responsabilidades políticas no regime, ocupando o cargo de vice-presidente do Conselho de Comissários do Povo da União Soviética. 

Após o conflito, foi elevado a membro-candidato do Politburo tornando-se membro integral em 1948. 

Serviu brevemente como ministro das finanças da URSS por um breve período de meses neste mesmo ano e então como ministro da indústria leve até 1953.

Em 1959 foi nomeado chefe do Comité para Planeamento de Estado da URSS e membro integral do 'Presidium,' nome pelo qual o Politburo era então chamado em 1960.

Quando Krushev foi destituído da liderança da União Soviética em Outubro de 1964, assumiu a posição do antigo dirigente, no que inicialmente era uma troika no comando no país com Leonid Brejnev como secretário-geral do Partido Comunista da URSS e Anastas Mikoyan, e logo depois Nikolai Podgorny, como presidente do Presidium.

Kosygin tentou implementar reformas económicas no país para mudar a ênfase da economia soviética na indústria pesada e na produção militar para a indústria leve e a produção de bens de consumo geral. 

Brejnev, entretanto, não apoiou estas políticas e bloqueou sistematicamente as suas medidas reformistas. 

No fim da década de 1960, o secretário-geral era inquestionavelmente o líder da União Soviética e apesar de Kosygin manter seu cargo e permanecer no Politburo até 1980, sua posição no comando dos destinos do país enfraqueceu-se consideravelmente.

Em 23 de Outubro de 1980, doente, renunciou voluntariamente ao cargo. 

Kosygin faleceu dois meses depois da sua renúncia, em Dezembro daquele ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário