quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

VADIM MATROSOV

Nome dos pais V.A. Matrosova - Alexander Prokhorovich Matrosov e Alexandra Petrovna Matrosova na infância da Crimeia. Sabe-se da autobiografia de Matrosov que em 1925 ele se tornou um estudante na aldeia de Bohot, distrito de Monastyrshchinsky, região de Smolensk. Quatro anos depois, sua mãe foi transferida para uma escola na vila de Kozhino, distrito de Mozhaysky, região de Moscou. Aqui ela ficou gravemente doente e apenas um ano depois se levantou. Então - uma nova mudança, para a vila de Bolshevo, distrito de Mytishchi, região de Moscou, onde as atividades de ensino de Alexandra Petrovna terminaram, e seu filho se formou na escola de sete anos e até 1937 estudou na 329ª escola de Moscou.

No verão de 1937, uma nova etapa começou na biografia de Matrosov. Vadim estuda no Instituto de Construção de Moscou. Kuibyshev. Mas já no começo do verão do trigésimo oitavo, eu tive que deixar a escola por causa da situação financeira restrita. Mãe estava constantemente doente, não havia dinheiro suficiente para comida e roupas. Era necessário procurar trabalho.

No entanto, o destino decretou o contrário. Em julho de 1938, os marinheiros foram convocados para o serviço militar e enviados ao destacamento fronteiriço do Lankaran das tropas NKVD do distrito do Azerbaijão. Ele serviu no quarto posto de fronteira, depois na sede do destacamento de fronteira, onde encontrou guerra. Em julho de 1941, V.A. Matrosov foi enviado a Moscou para participar de cursos de tenente júnior na Escola Superior de Fronteira da NKVD. Em outubro de 1941, como parte da divisão de cadetes, Vadim Matrosov participou de hostilidades, bloqueando o caminho para os alemães que tentavam invadir a capital na direção de Mozhaisk, pela qual recebeu posteriormente seu primeiro prêmio - a medalha "Pela defesa de Moscou".

Em 28 de fevereiro de 1942, foi realizada a libertação de tenentes juniores - 528 pessoas. Destes, eles concluíram os cursos com uma nota geral de "Excelente" e a atribuição do posto de "tenente" - 37. Entre eles estava Vadim Matrosov.

De março de 1942 a outubro de 1944 V.A. Marinheiros serviram na frente da Carélia como parte do 73º Regimento de Fronteira da Bandeira Vermelha em unidades de inteligência. Certa vez, estando em inteligência, o tenente Matrosov, disfarçado, passou várias horas à disposição do inimigo. Os soldados inimigos andavam tão perto que podiam ser alcançados com uma mão. Quando ele voltou de sua missão, seus colegas ofegaram, seus cabelos castanhos ondulados ficaram completamente grisalhos. Pela vida, a guerra celebrou ...

Sobre esse período de seu serviço, Vadim Aleksandrovich, de alguma forma, deixou cair a frase: "Costumava acontecer, eles deixaram para trás as linhas inimigas em um grupo de vinte a trinta pessoas e duas retornaram - três ..."

Em abril de 1944, pelo desempenho exemplar de missões de combate do comando da frente, V.A. Os marinheiros premiaram a Ordem da Estrela Vermelha e, em dezembro do mesmo ano, a medalha "Pela defesa do Ártico soviético".

Entre setembro e outubro de 1944, Carélia e o Ártico foram libertados dos nazistas. Após a dissolução da frente da Carélia, V.A. Os marinheiros até outubro de 1947 serviram no departamento de inteligência do distrito fronteiriço da Carélia-Finlândia.

Em outubro de 1947, Matrosov foi enviado para estudar na Escola de Moscou para a Melhoria dos Oficiais da NKVD, que ele concluiu com sucesso. O comitê de certificação da escola concluiu: "Eu me formei na escola com a marca de" Excelente ". Recomende para o trabalho de inteligência. 31 de julho de 1948.

Pouco tempo depois, de setembro a dezembro de 1948, ele serviu no Gabinete das Tropas do Distrito de Fronteira do Azerbaijão e depois foi transferido para Moscou para a Diretoria Principal das Tropas de Fronteira do Ministério de Assuntos Internos da URSS. Aqui, Vadim Aleksandrovich passa por todas as etapas da inteligência nas fronteiras, do assistente sênior ao chefe do departamento e ao vice-chefe do segundo departamento de pessoal. Ao mesmo tempo, de 1949 a 1955. Ele está estudando à revelia na Academia Militar de Direito.

De setembro de 1959 a outubro de 1961, V.A. Os marinheiros serviram como chefe de gabinete do Distrito de Fronteira do Norte e, em seguida, novamente serviram de inteligência como vice-chefe de gabinete de inteligência da Diretoria Principal das Tropas de Fronteira da KGB da URSS.

Em abril de 1963, Vadim Aleksandrovich Matrosov foi nomeado comandante do Distrito de Fronteira Transcaucásia. Marinheiros gerais chegaram ao Cáucaso em tempos difíceis. Houve uma reorganização das tropas de fronteira. Ele teve que fazer uma das três formações independentes - na Geórgia, Armênia e Azerbaijão - para fazer uma. Essa reforma nas repúblicas foi percebida com bastante dificuldade. Durante esse período, as extraordinárias habilidades organizacionais de Vadim Alexandrovich foram totalmente manifestadas.

Linhas das memórias do Major-General aposentado P.A. Ivanchishin diz o seguinte: “De alguma forma, em uma bela tarde de domingo (verão de 1963), os primeiros secretários dos Comitês Centrais dos Partidos Comunistas da Geórgia, Azerbaijão e Armênia, acompanhados por B .A. Matrosov, chefe de tropas do recém-formado distrito fronteiriço da Transcaucásia. Sabíamos que os líderes do Azerbaijão e da Armênia estavam cautelosos com a idéia de ampliar o distrito e entendíamos quais esforços intelectuais e diplomáticos V.A. Matrosov para uma "reunião sem laços".

Observando o futuro, observo: a comunicação informal na natureza beneficiou a causa. Convidados de alto escalão aqui não pareciam ocupados, mas os homens gentis de Turgenev de "Notes of the Hunter" ou os personagens líricos da famosa pintura de V.G. "Caçadores em uma parada" de Perov ... Claro, isso é apenas um golpe no retrato de V.A. Matrosov, confirmando as habilidades diplomáticas excepcionais do líder militar, úteis para ele nas atividades estaduais subsequentes. Aqui na Transcaucásia, ele ganhou uma experiência inestimável na defesa dos interesses da segurança do Estado. Vadim Alexandrovich gozava de grande respeito entre a população das regiões fronteiriças da Transcaucásia, era deputado do Soviete Supremo da URSS no distrito eleitoral de Akhaltsik na Geórgia. ”

A história das tropas fronteiriças soviéticas indica que a situação no distrito fronteiriço da Transcaucásia em meados dos anos 60 do século passado foi caracterizada pela intensificação das atividades das agências de inteligência dos EUA, Turquia e Irã. Diante dessa situação, V.A. Os marinheiros organizaram e realizaram muito trabalho para melhorar ainda mais a segurança nas fronteiras. Discrição e camuflagem foram persistentemente introduzidas no serviço de fronteira.

Em abril de 1967, Vadim Aleksandrovich foi nomeado chefe de gabinete dos guardas de fronteira da KGB da URSS e, a partir de dezembro de 1972, tornou-se chefe das tropas de fronteira. Todo o período de vida e atividade das tropas fronteiriças da União Soviética, quando Vadim Aleksandrovich Matrosov era o chefe de gabinete, e depois o chefe deles, pode ser atribuído às páginas de sua biografia, sem distorcer sua alma. Literalmente, todos os fenômenos e processos pelos quais ele passou. Ele viveu com isso, seus pensamentos foram ocupados por mais de vinte anos.

Sob a direção de V.A. Matrosov realizou importantes medidas para fortalecer a proteção da fronteira do estado, a localização de focos de tensão na fronteira com a China, uma saturação significativa das tropas de fronteira com meios técnicos, armas, navios, aeronaves e veículos blindados. De acordo com a Convenção sobre o Direito do Mar, a proteção das fronteiras marítimas da URSS e da zona econômica exclusiva foi reforçada. A luta contra o contrabando se intensificou e, em primeiro lugar, com seus tipos mais perigosos - contrabando ilegal de armas e drogas através da fronteira.

Por iniciativa pessoal de Vadim Aleksandrovich, privilégios anteriormente cancelados foram restaurados. Coeficientes regionais foram introduzidos, os "limites" das fileiras militares aumentaram, os salários em termos de dinheiro foram aumentados repetidamente, a justiça na provisão de pensões dos guardas de fronteira foi restaurada. A construção de moradias foi realizada em ritmo significativo e em grandes volumes.

Comandando por 17 anos, a Diretoria Principal do PV KGB da URSS, o General Matrosov melhorou constantemente sua estrutura de gestão. Participei pessoalmente da seleção e colocação de pessoal para o escritório central. Muitos de seus alunos ainda estão nas fileiras e com honra, como Vadim Aleksandrovich, cumpriu seu dever para com a Rússia.

Durante a guerra no Afeganistão, as tropas fronteiriças realizaram a tarefa principal - garantir a segurança da fronteira e a população da zona fronteiriça da URSS. Antes que as tropas de fronteira entrassem no Afeganistão, os guardas de fronteira realizavam operações de desembarque em pequenos grupos e realizavam reconhecimento operacional. Em 1982, ao entrar no Afeganistão, as tropas de fronteira estavam entrincheiradas em 80 pontos. Sob o disfarce de guardas de fronteira, havia uma zona adjacente com cerca de 3.000 km de extensão. e uma profundidade de 60 a 100 km. O próprio Vadim Alexandrovich Matrosov liderou todas as operações planejadas no Afeganistão. Táticas ponderadas e organização da preparação de operações militares, inteligência constante e trabalho de inteligência, a mais alta responsabilidade de comandantes e comandantes pela vida de subordinados, minimizavam as perdas humanas. Durante 8 anos da guerra, os guardas de fronteira perderam 518 pessoas. Nenhum guarda de fronteira foi capturado ou desaparecido.

Serviço do Exército Geral V.A. Matrosov nas tropas de fronteira da KGB da URSS terminou em dezembro de 1989. A jornada de meio século de Vadim Aleksandrovich nas tropas de fronteira, onde ele passou de um guarda de fronteira comum para o chefe das tropas de fronteira e vice-presidente da KGB da URSS, do Exército Vermelho para o general do exército. Ele foi premiado com 3 Ordens de Lenin, Ordem da Revolução de Outubro, 2 Ordens da Bandeira Vermelha, Ordem da Guerra Patriótica de 1º grau, 3 Ordens da Estrela Vermelha, Ordem "Pelo serviço à pátria nas Forças Armadas da URSS" 3º grau e 20 medalhas e 26 prêmios de países estrangeiros.

Por grandes méritos no fortalecimento da fronteira estadual em 26 de fevereiro de 1982, V.A. Os marinheiros receberam o título de Herói da União Soviética.


Herói do general do exército da União Soviética

Marinheiros Vadim Aleksandrovich

Entre 1990-1992 Vadim Alexandrovich trabalhou como inspetor-conselheiro militar do Grupo de Inspetores-Gerais do Ministério da Defesa da URSS. Desde 1992, aposentado. Por ordem do Serviço Federal de Fronteiras da Federação Russa de 28 de maio de 1996, V.A. Os marinheiros receberam o distintivo "Honrada Guarda de Fronteira da Federação Russa".

6 de março de 1999 Vadim Aleksandrovich Matrosov morreu e foi enterrado no cemitério Troekurovsky em Moscou.

Dada a enorme contribuição pessoal do Herói da União Soviética, o General do Exército V.A. Matrosov na questão de proteger a fronteira do estado, o desenvolvimento de tropas de fronteira por ordem do diretor do Serviço Federal de Guarda de Fronteiras da Rússia nº 388, de 16 de julho de 1999, o posto avançado de Borun do destacamento de fronteira de Vladikavkaz recebeu seu nome. Pelo decreto presidencial nº 29 de 11 de janeiro de 2000, o nome de V.A. Matrosov foi designado para o Primeiro Corpo de Cadetes do Serviço Federal de Guarda de Fronteiras da Federação Russa, um navio de patrulha do 2º escalão (anteriormente Taimyr) da brigada Cáspia da Direção Regional do Norte do Cáucaso do Serviço Federal de Guarda Fronteiriça da Rússia.

Irmandade em homenagem a V.A. Matrosova, concedido a estudantes e cadetes de instituições de ensino militar de ensino profissional do FSB da Federação Russa. No Serviço de Fronteiras do FSB da Federação Russa realizavam anualmente competições de tiro de bala, dedicadas à memória de V.A. Matrosova.

O nome do Herói da União Soviética, general do exército Vadim Aleksandrovich Matrosov, está para sempre inscrito na história do Serviço de Fronteiras da Rússia e serve como um exemplo vívido do cumprimento do dever militar e do serviço desinteressado da pátria.

O material usa fragmentos do livro de V. Boyarsky “General do exército de MATROSOV: um retrato contra a fronteira” e as memórias de P. Ivanchishin.

Sem comentários:

Enviar um comentário