sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

NADYEZHDA KRUPSKAYA

Há 152 anos, em 26 de fevereiro de 1869, nasceu a revolucionária comunista, fundador do sistema soviético de educação pública, escritora de várias obras e esposa de Lenin, Nadyezhda Krupskaya.

Nadyezhda Krupskaya e o desenvolvimento do sistema educacional soviético, um tópico.

Krupskaya, além de ser esposa de Lenin, é autora de numerosas obras sobre a educação e pedagogia comunistas e a história do partido bolchevique. Ela foi fundamental na fundação do Komsomol e do movimento Pioneiro, bem como do próprio sistema educacional soviético.

Krupskaya iniciou a abertura de muitos museus na URSS, incluindo os museus Belinsky e Lermontov na região de Penza e também foi fundamental no desenvolvimento da biblioteca soviética. No geral, ela se tornou uma das fundadoras do sistema soviético de educação pública.

Em Abril de 1917, junto com Lenin, Nadyezhda retornou à Rússia e tornou-se sua assistente na preparação e condução da Revolução de Outubro. Ela organizou a juventude proletária, criou a União Socialista da Juventude Operária, o Komsomol e a organização Pioneira.

Em 1920 ela se tornou presidente do Glavpolitprosvet no Comitê de Educação do Povo e deu início à criação da sociedade "Amiga das Crianças". Na discussão sobre a aplicação da metodologia do escuteiro na educação das crianças soviéticas.

Ela acreditava que a organização pioneira deveria ser escuteira na forma e comunista no conteúdo. Junto com o comunista alemão Edwin Görnle, ela trabalhou nas questões da educação proletária e comunista das crianças.

Krupskaya era uma marxista convicta para quem cada elemento da educação pública era um passo para melhorar a vida das pessoas, garantindo-lhes acesso aos meios de educação e às bibliotecas.

Ela enviou um censo de bibliotecas onde encorajou as bibliotecas a colaborar e abrir suas portas ao público, e os bibliotecários a usar palavras comuns ao falar com os usuários e a organizar o material para torná-lo mais acessível ao público em geral.

"A escola não deve apenas ensinar, deve ser o centro da educação comunista." - N. Krupskaya

Sem comentários:

Enviar um comentário