segunda-feira, 21 de junho de 2021

URSS

 Tal como Malenkov, Kaganovich e Molotov, Zhukov também foi ostracizado por Khruschev, é só um àparte.

Por "Marxismo e história" :

«General soviético G. Zhukov 

Gueorgi Konstantinovich Zhukov nasceu em dezembro de 1896, numa pequena vila de Strelkovka, próximo de Moscovo. Filho de um sapateiro com uma camponesa, e procurando melhorar suas condições de vida, Zhukov alista-se na Cavalaria do Exército Imperial no ano de 1915, e por ocasião da 1ª Guerra Mundial, recebeu inúmeras condecorações até que em 1916 sofre grave ferimento após seu cavalo ter pisado numa mina terrestre. 

Afastado do combate, mas recuperado, o agora sargento alista-se na Cavalaria do Exército Vermelho e ingressa no Partido Comunista, e a partir desse momento precisa conciliar aquilo que viria a ser uma carreira dupla: A política e a militar.

Zhukov desde o início encontrou dificuldades em ser reconhecido como um bom Cavaleiro por conta de sua estatura (1.64m), mas teve participação activa na guerra civil e em 1920 foi promovido ao posto de Oficial, e a sua principal responsabilidade se tornou o planejamento estratégico das operações de combate. Anos depois, por tempo de carreira e não apresentar problemas de disciplina, foi promovido a Comandante de Brigada em 1930 e assumiu o comando de uma Divisão de Cavalaria destinada somente à formação de Oficiais para o Exército Vermelho. 

Nesse ponto de sua vida, já comandante de um grande número de homens e com posto importante no exército, Zhukov defendeu activamente a utilização de Blindados Pesados, como os tanques de guerra, para serem a principal ferramenta ofensiva no combate terrestre, mas Stalin não se convenceu da utilidade dos blindados e resolveu dissolver aquilo que, futuramente, viria a se tornar uma divisão inteira de tanques, dividindo-os entre as divisões de infantaria para serem usados como unidades de apoio. 

Em 1940 se tornou substituto de Shaposhnikov na chefia do Estado-maior e procurou aumentar a capacidade defensiva de seu país. 

E é a partir de 1941 que Zhukov inicia sua trajectória como um dos maiores responsáveis pela derrota dos nazistas: 

1- Após a invasão nazista, Zhukov foi enviado para a frente de batalha de Leningrado, onde consegue articular a defesa da cidade e derrotar os alemães. 

2-Em 1942, planeou o cerco soviético na cidade de Stalingrado,batalha que causou a morte de cerca de 1.5 milhões de soldados alemães, e assim, defendeu a cidade. 

3- Derrotou os alemães na maior batalha de blindados da 2ª Guerra, onde retomou o controle absoluto sob a cidade de Kursk, ainda em 1942.

4- Promovido a Marechal, comandou as forças que reconquistaram todo o território ocidental de seu país.

5- Já em 1945, Zhukov lidera a operação de invasão à Alemanha. 

6- E por fim, captura Berlim na vanguarda das forças soviéticas e é designado representante da URSS na cidade alemã. 

O Marechal teve participação política activa após a morte de Stalin, ajudando Kruschev em 1957 a ter importantes vitórias políticas, e logo em seguida foi excluído pelo mesmo e destituído do Ministério da Defesa, sob a acusação de “Bonapartismo”. E aqui ele encerra sua participação política, apesar de ter continuado a ganhar diversas premiações e homenagens públicas.

Faleceu em 1976 aos 79 anos, vítima de um derrame cerebral em 22 de Junho.»

«Foi um traidor ao serviço da CIA e dos EUA. Stalin faleceu em Março de 1953, esse borra-botas andou a dar abraços de urso ao Lazar Kaganovich (a voz mais respeitada do Comité Central do PCUS em 1956).

A partir de 1954, deu-se a criação do Pacto de Varsóvia (coisa que Stalin era contra) e começaram a burocratizar a URSS com gente "regenerada" em gulags. Até 1953, a URSS era conhecida por bons exemplos, depois de 1956, de Fevereiro de 1956, a URSS deixou de servir os Povos (desinvestiu) e foram alimentar uma "Guerra Fria", em que quem impunha medo, tinha orçamento para gastar à brava. A partir de Khruschev, as Universidades foram invadidas pelos "regenerados" corruptos (que tinham sido hóspedes em gulags), a partir de Khruschev houve repressões sobre trabalhadores e manifestantes (criaram antagonismo com o proletariado), a partir de Khruschev cresceu um muro em Berlim.

O Khruschev foi um filho da dita, ao serviço dos americanos, e pior que isso validou todas as mentiras de Goebbels sobre Stalin.»

Por Rui Miguel Torres

Sem comentários:

Enviar um comentário