«Pequeno contributo para a compreensão do comunismo na Rússia!
Partido Comunista da Federação Russa
Organização da Juventude: União «Lenine» da Juventude Comunista
Filiação internacional: União dos Partidos Comunistas da URSS
Grupo no Parlamento Europeu - Partido da Esquerda Europeia
Cores Vermelho
O Partido Comunista da Federação Russa é um partido político russo marxista-leninista e nacionalista.
Segundo maior partido da Rússia, é visto como herdeiro histórico do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e de seu antecessor, o Partido Bolchevique.
Entretanto, a sua estrutura e ideologias, como o abandono do ateísmo, diferem radicalmente do PCUS.
O PCFR é liderado por Guennadi Ziuganov, que fundou o partido no início de 1993, com os antigos políticos soviéticos, Yegor Ligachev e Anatoly Lukyanov, entre outros. Ziuganov, era próximo de Alexander Yakovlev, o "avô da glasnost", no Comitê Central da PCUS.
Após o colapso da União Soviética em 1991, ele passou a ser membro ativo do movimento nacional-patriótico russo, sendo eleito presidente da Frente de Salvação Nacional.
Um novo movimento de esquerda foi formado por iniciativa do PCFR em 7 de Agosto de 1996. Foi chamado de União Popular Patriótica da Rússia (UPPR) e que consistia em mais de 30 organizações nacionalistas de esquerda e até mesmo alguns de direita.
Em 1996, Ziuganov foi lançado candidato à presidência pelo PCFR e foi apoiado pela UPPR.
Ele recebeu apoio do proeminente intelectual Aleksandr Zinovyev (dissidente do regime soviético que passou a ser adepto do comunismo durante a perestroika) e de Zhores Ivanovich Alferov, que venceria o Prêmio Nobel da Física em 2000.
Antigos membros de PCFR incluem políticos famosos que abandonaram o partido devido às suas ideias colidirem com as de Ziuganov, que tem o apoio da maioria dos membros do partido.
Entre os dissidentes mais notáveis estiveram Gennady Seleznev (em 2001), Sergey Glazyev (em 2003) e Gennady Semigin (em 2004).
A ideologia oficial do partido é marxismo-leninismo, comunismo e patriotismo. O PCFR enfatiza sua origem russa e constantemente invoca o patriotismo e o nacionalismo, em adição ao marxismo-leninismo do PCUS.
Porém ao contrário do PCUS após 1956, o PCFR revê-se no passado da governação de Josef Stálin.
Andrei Brezhnev, neto do líder soviético Leonid Brezhnev, criticou o PCFR por abandonar o ateísmo e pela reaproximação de Ziuganov com a Igreja Ortodoxa Russa.
Desde sua fundação até os dias atuais, o PCFR é o segundo maior partido político da Rússia, o maior da oposição, com mais de 20%.
O PCFR é mais forte nos grandes centros industriais e científicos e em cidades pequenas e nos municípios ao redor de Moscovo.
Por exemplo, uma pesquisa nas intenções de voto em 2007 indicou que o PCFR obteve o apoio da maioria dos estudantes e professores da Universidade Estadual de Moscovo.
O eleitorado do partido é composto principalmente de pensionistas, operários e empregados de organizações sem fins lucrativos.
Nos últimos anos, o partido também teve grande adesão de grupos da juventude de esquerda, como a Vanguarda de Esquerda Vermelha.
De acordo com o Serviço Federal de Registo, 146.546, eleitores registaram-se legalmente no Partido Comunista da Federação Russa.
Site http://kprf.ru/
António Jorge – editor e livreiro em Angola
Manifestação de comunistas em Moscovo - Rússia»
Sem comentários:
Enviar um comentário