quinta-feira, 20 de março de 2014

UCRÂNIA

«Mapas e Gráficos para compreender a crise da Ucrânia

Qual a posição dos diferentes países no que respeita à anexação da Crimeia por parte da Rússia, dados sobre a percentagem de gás russo utilizado por cada país europeu ou o tamanho da economia da Crimeia por região. Estas são algumas das informações disponibilizadas neste artigo. Por Alberto Sicília de Simferopol, Crimeia, publicado no blogue Principia Marsupia.
ARTIGO | 19 MARÇO, 2014 - 11:03

Geograficamente, a Crimeia é uma península situada entre a Rússia e a Ucrânia - Imagem.
Neste mapa pode ver também a localização das suas principais cidades. Por sua vez, a Ucrânia é um país situado entre a zona de influência da União Europeia e a da Rússia. A vermelho, os países membros da UE - Imagem.

As regiões do este e sul da Ucrânia utilizam maioritariamente o russo como primeira língua. No centro e o este, a primeira língua é o ucraniano - Imagem.

Esta divisão também pode verificar-se nas eleições. Aqui é reproduzido um mapa com o resultado das últimas presidenciais. (A laranja escuro as regiões que votaram maioritariamente por Yanoukovich, a laranja claro as que votaram por Tymoshenko) - Imagem.

A zona este do país (junto à capital Kiev) é também a mais rica e industrializada. Aqui um mapa com os salários médios - Imagem.

Esta divisão económica este/oeste pode apreciar-se melhor neste outro gráfico: tamanho da economia por região. À esquerda as regiões do oeste, à direita as regiões do este - Imagem.

Na recente crise da Crimeia, será certo que ouviu falar muito da “questão tártara”. De que se trata? Antes de a Crimeia passar a ser parte do Império Russo em 1783, os tártaros constituíam o maior grupo étnico da península. Durante a Segunda Guerra Mundial, alguns tártaros colaboraram com o Exército Nazi. Estaline acusou o povo tártaro de “colaboracionismo” e deportou-o para o Uzbequistão. Desde a queda da União Soviética, alguns têm regressado.
Evolução histórica da população da Crimeia. (Verde = Tártaros, Vermelho = Russos, Amarelo = Ucranianos) - Imagem.

Por que razão a crise da Ucrânia se converteu num assunto de “geopolítica mundial? Além da importância estratégica da Crimeia pelas bases militares, grande parte do gás russo que chega à Europa passa pela Ucrânia.
Aqui um mapa da percentagem de gás russo utilizado por cada país europeu. (Com este mapa é fácil compreender por que razão o Reino Unido quer uma “resposta dura” contra Putin enquanto a Alemanha prefere que “o conflito se atenue”) - Imagem.

Devido aos laços históricos, a maioria dos cidadãos russos consideram a Crimeia como parte do seu país. Aliás a popularidade de Putin na Rússia tem subido depois da intervenção - Imagem.

Podes vê-lo neste outro mapa. (Azul escuro = Países que criticam a anexação, Azul claro = Países que defendem que a Crimeia continue na Ucrânia, Amarelo = Países que têm expressado o desejo de que a crise se resolva pacificamente, Roxo = Países que apoiam a ação da Rússia) - Imagem.

Tradução de Mariana Carneiro para o esquerda.net»

Sem comentários:

Enviar um comentário