sábado, 13 de março de 2021

MAX PENSON

Max Penson (Maks Zakharovich Penson) (1893–1959) foi um famoso fotojornalista russo/soviético, fotógrafo da União Soviética, conhecido pelas suas fotografias do Uzbequistão. A suas fotografias documentaram a transformação económica do Uzbequistão, de uma sociedade feudal altamente tradicional numa república soviética moderna entre 1920 e 1940. Max Penson é um dos representantes mais proeminentes da fotografia uzbeque.

Após a Revolução de Outubro de 1917, ele fundou uma escola de arte em Kokand sob a administração do Comité Revolucionário de Kokand. Ele tornou-se no director e ensinou desenho para 350 crianças uzbeques que estudavam na escola. Em 1921, a sua vida mudou drasticamente quando ele adquiriu uma camera. Ele viria a tornar-se um dos fotógrafos profissionais proeminentes do Uzbequistão e da União Soviética no período de 1920-1940, capturando seu povo e a progressão económica e fez mais de 30.000 fotos em 1940.

Em 1937, a Penson participou da Exposição Mundial de Paris, ganhando o Grande Prémio com a Madonna uzbeque. Um retrato de uma jovem uzbeque a amamentar publicamente o seu filho. Em 1939, ele fotografou a construção do Grande Canal Fergana. Em 1940, Penson conheceu Sergei Eisenstein, que disse a seu respeito:

“Não podem sobrar muitos mestres que escolham um terreno específico para o seu trabalho, se dediquem totalmente e o tornem parte integrante do seu destino pessoal. É, por exemplo, praticamente impossível falar da cidade de Ferghana sem falar do onipresente Penson que viajou por todo o Uzbequistão com a sua câmera. Os seus arquivos de fotos incomparáveis ​​contêm material que nos permite traçar um período da história da república, ano a ano, página a página."

Sem comentários:

Enviar um comentário