«Quando se nasce POBRE, ESTUDAR é a maior REBELDIA contra o sistema.»
Autor: anónimo
Ricardo Paes Mamede
«João Miguel Tavares faz mais uma das suas no Público de hoje. Escreve a certa altura sobre os resultados dos rankings escolares:
"Significa que as escolas privadas melhoraram muitíssimo mais, e que a sua competitividade, no que diz respeito à preparação dos alunos para ingressar no ensino superior, é cada vez maior."
A origem da Palestina
Por Carlos Matos Gomes
"Um dos argumentos mais falaciosos para justificar o massacre dos israelitas (judeus) aos palestinianos (islâmicos) é a questão religiosa: os israelitas são judeus e os palestinianos são islâmicos e isso justifica a ocupação dos judeus, pois estão na terra que sempre foi sua, a judeia. Acontece que os palestinianos foram islamizados porque os judeus abandonaram a Palestina num processo que começou antes do início da nossa era. Os palestinianos eram judeus que foram islamizados porque os judeus com maiores possibilidades de fuga e de busca de outras terras prometidas (Damasco em primeiro lugar) abandonaram a sua terra, se recusaram a defendê-la!
O MANJADO HÁBITO DE INVENTAR TRADIÇÕES
Cristóvão Feill
"Sobre a obra "A Invenção do Povo Judeu": o livro de Shlomo Sand é bastante esclarecedor sobre a condição judaica. Sand apanha a consigna de Eric Hobsbawm (um judeu nascido no Egito) segundo a qual as elites nacionais (de quase todos os países modernos) forjam tradições, inventam passados tão sofridos quanto gloriosos. Inclusive nos jovens países das Américas.
DINIS DE ALMEIDA - 7 de Julho de 1944 - 16 de Maio de 2021
UM ROSTO DA UTOPIA por Elisa Costa Pinto
«Morreu hoje, mas como ele é mais do que ele, o seu rasto nas vidas de muitos - na minha vida - ficará sempre colado à imagem do rosto jovem e ousado do capitão de Abril, o insurrecto do RALIS, que encantava só por estar ali e ser fiel a si mesmo. "Fittipaldi dos chaimites" chamavam-lhe ironicamente, porque era jovem e belo e sedutor, pecado em tempos de cólera, agora reinventado. Mas é assim que o recordo. E também, claro, nas muitas conversas na 'Tendinha da Espera', no Bairro Alto, já a utopia tinha ido pelo cano e procurávamos reinventá-la nos livros, na pintura, na música, em todos os lugares que nos permitissem a fala.
Ilya Ilf, pseudónimo de Iehiel-Leyb Arnoldovich Faynzilberg (em russo: Илья Арнольдович Файнзильберг[1]) (15 de outubro [Calend. juliano 3 de outubro] 1897 em Odessa - 13 de abril de 1937, Moscovo), foi um popular jornalista e escritor soviético de origem judaica, que geralmente trabalhava em colaboração com Yevgeni Petrov durante as décadas de 1920 e 1930. Esta dupla era conhecida simplesmente como Ilf e Petrov. Juntos, eles publicaram dois romances de comédia populares As doze cadeiras (1928) e O pequeno bezerro de ouro (1931), bem como um livro satírico Odnoetazhnaya Amerika (frequentemente traduzido como Pequena América Dourada) que documentou a sua viagem pelos Estados Unidos entre 1935 e 1936.
1º. DE MAIO
A voz de tanta vontade
permanece intacta
dizendo liberdade
de maneira
que as palavras de esperança
Desfile dos Derrotados/Marcha dos Vencidos/A Grande Valsa
«No dia 17 de julho de 1944, Moscovo testemunhou um espectáculo impressionante e horrível: cerca de 60.000 prisioneiros de guerra alemães passaram pelas ruas da cidade num desfile apelidado de Marcha dos Vencidos.»
(...) «O desemprego, a miséria, a fome, a falta de instrução, a falta de habitação, as relações sociais de exploração são contrários ao exercício livre da liberdade.» (...) Vasco Gonçalves
https://www.viriatoteles.net/livros/contas-a-vida/51-vasco-goncalves.html
Nilo de Jesús Risquet Valdés Saldaña, nasceu em Los Pinos, Havana a 6 de Maio de 1930 e faleceu a 28 de Setembro de 2015, com 85 anos
Militante comunista desde novo, incorporou-se na luta contra o regime de Fulgêncio Batista, participou como internacionalista em África e ocupou diferentes cargos nas Forças Armadas Revolucionárias, no Partido e no governo.
Em 1943 ingressou na Juventude Revolucionária Cubana, com 13 anos de idade.
Os 14 princípios políticos do "pensamento de Xi" (fonte: BBC)
Garantir a liderança do partido sobre todo o trabalho
Comprometer-se com um enfoque centrado na sociedade
Continuar com uma reforma integral e profunda