quarta-feira, 13 de maio de 2020

OUTRO OLHAR SOBRE ESTALINE

Eis como nasceram as fábulas sobre os «milhões de vítimas do estalinismo».
do livro "Um Outro Olhar Sobre Stalin", de Ludo Martens
Origem https://bit.ly/3cvoFGW

Em 18 de Fevereiro de 1935, nos Estados Unidos, a imprensa de Hearst – o grande magnata da imprensa e simpatizante dos nazis – inicia a publicação de uma série de artigos de Thomas Walker, apresentado como grande viajante e jornalista, que viajou através da União Soviética durante vários anos. À cabeça da 1ª página do "Chicago American", de 25 de Fevereiro, surgiu um título enorme: «A fome na URSS faz 6 milhões de mortos. Colheita dos camponeses confiscada, homens e animais rebentam». A meio da página, um outro título: «Jornalista arrisca a vida para obter fotos da carnificina». No rodapé: «Fome – crime contra a Humanidade».

Na altura, Louis Fischer trabalhava em Moscovo para o jornal "The Nation". A «cacha» do seu colega, um ilustre desconhecido, intriga-o profundamente. Por isso investiga o caso e apresenta as conclusões aos leitores do seu jornal. «O senhor Walker informa-nos que entrou na Rússia na última Primavera, ou seja, a Primavera de 1934. Ele viu a fome. Fotografou as suas vítimas. Recolheu testemunhos em 1ª mão sobre a devastação da fome que vos despedaçaram o coração. A fome na Rússia tornou-se um tema muito quente. Porque razão teria o senhor Hearst guardado estes artigos sensacionais durante 10 meses antes de os publicar? Decidi consultar as autoridades soviéticas sobre o assunto. Thomas Walker esteve uma única vez na União Soviética. Recebeu um visto de trânsito no consulado soviético, em Londres, no dia 29 de Setembro de 1934. Entrou na URSS a partir da Polónia, de comboio, em Negoreloe, no dia 12 de Outubro de 1934. Não na Primavera, como afirmou. No dia 13 chegou a Moscovo. Permaneceu em Moscovo de sábado, dia 13, a 5ª feira, 18, e tomou em seguida o Transiberiano que o levou à fronteira entre a União Soviética e a Manchúria em 25 de Outubro de 1934 (...) Teria sido impossível a mr. Walker, nos 5 dias compreendidos entre 13 e 18, percorrer 1/3 dos pontos que “descreve” por experiência própria. A minha hipótese é que permaneceu tempo suficiente em Moscovo para obter no azedume de terceiros a “cor local” ucraniana de que necessitava para dar aos seus artigos a falsa verosimilhança que têm».

Um amigo de Fisher, também estadunidense, Lindsay Parrot, havia estado na Ucrânia no começo de 1934. Não viu qualquer sequela da fome de que fala a imprensa de Hearst. Pelo contrário, a colheita de 1933 tinha sido abundante. Fisher conclui: «A organização de Hearst e os nazis desenvolvem uma cooperação cada vez mais estreita. Não vi que a imprensa de Hearst tivesse publicado os relatos do sr. Parrot sobre uma Ucrânia soviética próspera. O sr. Parrot é o correspondente do sr. Hearst em Moscovo...».

Na legenda da fotografia de uma pequena rapariga e uma criança esquelética, Walker escreveu: «Terrível! A norte de Kharkov, uma rapariga muito magra e o seu irmão de 2 anos e meio. Esta criança rastejava pelo chão como um sapo e o seu pobre pequeno corpo estava tão deformado por falta de comida que não parecia humano».

Douglas Tottle, sindicalista e jornalista canadiano, que consagrou um livro notavelmente bem documentado sobre o mito do «genocídio ucraniano», descobriu a fotografia da criança-sapo, supostamente datada da Primavera de 1934, numa publicação de 1922 sobre a fome na Rússia. Uma outra foto de Walker foi identificada como sendo a de 1 soldado da cavalaria austríaca, ao lado de um cavalo morto, tirada durante a I Guerra Mundial.

Triste senhor Walker: a sua reportagem é falsa, as suas fotos são falsas, até ele próprio é falso. O verdadeiro nome deste homem é Robert Green. Evadiu-se da prisão do Estado de Colorado após ter cumprido 2 anos de uma pena de 8. Depois foi inventar a sua reportagem para a URSS. No regresso aos EUA foi preso e reconheceu diante do Tribunal jamais ter posto os pés na Ucrânia.

O multi-milionário Wiliam Randolph Hearst encontrou-se com Hitler no final do Verão de 1934 para concluir um acordo estipulando que a Alemanha passaria a comprar as suas notícias internacionais ao "International New Service", uma agência que pertencia ao grupo Hearst. Nessa época, a imprensa nazi já tinha iniciado uma campanha sobre «a fome na Ucrânia». Hearst dará a sua contribuição graças à imaginação do seu grande explorador, o sr. Walker.

Na imprensa de Hearst apareceram outros testemunhos do mesmo género sobre a fome. Um certo Fred Beal pô-los em letra de forma. Operário estadunidense condenado a 20 anos de prisão na sequência de uma greve, Beal refugiou-se na União Soviética no ano de 1930, trabalhando durante 2 anos na fábrica de tractores de Kharkov. Em 1933, publica um pequeno livro intitulado Foreign Workers in a Soviete Tractor Plant, onde relata com simpatia os esforços do povo soviético. No final de 1933, regressa aos Estados Unidos. Encontra o desemprego, mas também a prisão. Em 1934, começa a escrever sobre a fome na Ucrânia, após o que as autoridades reduzem de forma significativa a sua pena. Quando o seu «testemunho» é publicado por Hearst, em Junho de 1935, J. Wolynec, um outro estadunidense que tinha trabalhado 5 anos na mesma fábrica em Kharkov, apontará as mentiras que entremeavam o texto. Sobre as inúmeras conversas que Beal alegava ter registado, Wolynec nota que Beal não falava nem russo nem ucraniano. Em 1948, Beal ofereceu outra vez os seus serviços à extrema-direita como testemunha de acusação contra comunistas perante o Comité McCarthy.

Sem comentários:

Enviar um comentário