sexta-feira, 17 de agosto de 2018

CUBA

Por que em Cuba há um partido único?
Excerto do discurso proferido pelo Comandante-em-chefe Fidel Castro Ruz durante o encerramento do 10º Período Ordinário de Sessões da 3ª Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular
O pluripartidarismo é o grande instrumento do imperialismo para manter as sociedades fragmentadas, divididas em mil pedaços; converte as sociedades em sociedades impotentes para resolver os problemas e defender seus interesses.

Um país fragmentado em dez pedaços é o país perfeito para dominá-lo, para subjugá-lo, porque não há uma vontade da nação, já que a vontade da nação se divide em muitos fragmentos, o esforço da nação se divide em muitos fragmentos, as inteligências todas se dividem e se registra uma pugna constante e interminável entre os fragmentos da sociedade.
Um país do Terceiro Mundo não se pode dar a esse luxo. Realmente, muitos se dão a esse luxo, claro que há muito tempo vivem nesse luxo e por isso há muito tempo que boa parte deles está subjugada e dominada.
Claro que em uma sociedade que tenha que enfrentar os problemas do subdesenvolvimento e tenha que se desenvolver nas condições tão difíceis que resulta desenvolver-se no mundo de hoje, é essencial a unidade. (…)
(…) De modo que eu tenho a mais profunda convicção de que a existência de um partido é e deve ser, em um muito longo período histórico que ninguém pode prever até quando, a forma de organização política de nossa sociedade. (…)
(Extraído do discurso de encerramento do 10º Período Ordinário de Sessões da 3ª Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular)

Jornal Granma

Sem comentários:

Enviar um comentário