domingo, 18 de abril de 2021

BOLESLAW BIERUT

Bolesław Bierut, nasceu em Rury Jezuickie perto de Lublin, Polónia a 18 de Abril de 1892 e faleceu em Moscovo, URSS a 12 de Março de 1956, estadista e membro do partido comunista, teve um papel importante na chegada do seu partido ao poder na Polónia, após a segunda guerra mundial.

Influenciado pelas ideias marxistas, Bierut aderiu ao partido comunista polaco em 1918 e passou a sua vida, organizando e divulgando as ideias do socialismo e do comunismo na Polónia.

Teve actividade ideológica activa na Bulgária, Checoslováquia e Áustria na década de 1930.

Foi preso e encarcerado várias vezes devido às suas actividades políticas, foi para a URSS em 1938 e permaneceu lá durante a maior parte da Segunda Guerra Mundial, regressando à Polónia.

Com o apoio do PCUS, do seu líder histórico José Estaline e do exército vermelho, Bierut e os seus camaradas polacos foram capazes de se afirmarem perante a oposição em 1947 e encetaram uma via revolucionária na Polónia, embora contando com a oposição da igreja católica e muitos fascistas.

Bierut, foi Presidente da República da Polónia de 1947 a 1952, foi fundamental para o avanço revolucionário do partido polaco.

Bierut contribuiu decisivamente para a reorganização do partido polaco e para formar o POUP em 1948.

Em 1952 deixou a Presidência para se tornar 1º ministro e veio a renunciar em 1954.

Participou como convidado no XX Congresso do PCUS, no qual o reformista e traidor Nikita Khrushchev apresentou o seu famoso relatório que fabricou para criminosamente criticar uma herói histórico, querido da classe operária, dos trabalhadores e do povo, comandante do heróico exército vermelho que salvou o mundo do nazi-fascismo, José Estaline.

Sem comentários:

Enviar um comentário