segunda-feira, 12 de abril de 2021

DIA DA COSMONÁUTICA

Através de Cidália Raposo

«A geração dos habitantes da ex-URSS cuja infância foi vivida nos anos 60 do século passado, lembra bem que os principais feriados verdadeiramente populares daqueles anos foram os três “dias vermelhos do calendário”: 7 de novembro, 9 de maio e 12 de abril - Dia da Cosmonáutica.

Sim exactamente. Para essas gerações, o Dia da Cosmonáutica - o dia do primeiro voo tripulado para o espaço - foi um evento igual ao Dia da Vitória ... Em 3 de abril de 1961, o Presidium do Comité Central da CPSU, em uma reunião especial, decidiu lançar o homem ao espaço.

8 de abril de 1961 a comissão sobre o lançamento da aeronave Vostok aprovou a primeira “missão do homem em um voo espacial”: “Realize um voo de volta em torno da Terra a uma altitude de 180–230 quilómetros, com duração de 1 hora e 30 minutos com pouso numa determinada área.

O objectivo do voo é verificar a possibilidade de uma pessoa permanecer no espaço numa aeronave especialmente equipada, verificar o equipamento da aeronave em voo, verificar a conexão da aeronave com a Terra, para garantir que os meios de aterragem a aeronave e o astronauta sejam confiáveis. ”

A comissão decidiu "permitir que o piloto Yuri Gagarin voasse e aprovou o piloto alemão Titov como astronauta de reserva".

Em 12 de abril de 1961, todas as estações de rádio da URSS transmitiram a mensagem TASS da seguinte maneira: “Em 12 de abril de 1961, o primeiro satélite-satélite do mundo“ Vostok ”com um homem a bordo foi lançado em órbita ao redor da Terra na União Soviética.

O cosmonauta-piloto do satélite Vostok é um cidadão da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, piloto, major Gagarin Yuri Alekseevich.

O lançamento de um foguete espacial de vários estágios foi bem sucedido e, depois de ganhar a primeira velocidade espacial e se separar do último estágio do veículo de lançamento, a nave satélite começou a voar livremente em órbita ao redor da Terra

Após 108 minutos do voo, Yuri Gagarin pousou com sucesso na região de Saratov, não muito longe da cidade de Engels. A partir de 12 de abril de 1962, o dia do voo de Yuri Gagarin para o espaço foi declarado feriado na URSS - Dia da Cosmonáutica.»

Sem comentários:

Enviar um comentário