quinta-feira, 26 de junho de 2014

PARLAMENTO EUROPEU

«GUE/NGL apresenta a candidatura de Pablo Iglésias à presidência do PE

Decisão foi tomada esta quarta-feira e será anunciada em conferência de imprensa esta quinta. Escolha está a ser interpretada como um sinal de abertura e renovação.


25 de Junho, 2014 - 19:02h

O Grupo da Esquerda Unitária/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) decidiu apresentar a candidatura do eurodeputado Pablo Iglésias à presidência do Parlamento Europeu. Pablo Iglésias foi o cabeça de lista do Podemos, um fenómeno eleitoral no Estado espanhol que obteve 8% dos votos e 5 eurodeputados, depois de uma campanha meteórica onde conseguiu dar voz aos ativistas dos movimentos de indignados e das marés cidadãs que protagonizaram a resistência às políticas de austeridade do governo de Mariano Rajoy.

A decisão do GUE/NGL está a ser interpretada como um sinal de abertura e de renovação do grupo, que passou de uma bancada de 35 deputados europeus para os 52 eleitos este ano. A candidatura será apresentada numa conferência de imprensa esta quinta-feira.

Pablo Iglésias irá assim disputar a eleição com outros candidatos, nomeadamente com Martin Schulz, que deverá ser eleito novamente presidente.

Descontentamento no bloco central
A decisão de manter Martin Schulz à frente do Parlamento Europeu, porém, não foi pacífica e está até a causar algum descontentamento no grande bloco central que governa a União Europeia. Na verdade, a tradição é que a presidência seja ocupada alternadamente pelo PPE e pelos socialistas. Mas desta vez a decisão de manter Schulz foi tomada pela chanceler alemã Angela Merkel e os social-democratas do governo alemão, sem sequer passar pelos respetivos grupos parlamentares europeus. Conservadores e verdes devem também apresentar candidato.»

Fonte: esquerda.net

Sem comentários:

Enviar um comentário