sábado, 22 de agosto de 2015

AMBIVALENTE

Facto ambivalente
O mesmo facto duas notícias diferentes

«Su-27 russo impressiona caça português sobre mar Báltico
VIDEOCLUBE 12:21 21.08.2015

Veja o vídeo gravado a partir do Lockheed P-3 Orion da Força Aérea portuguesa que mostra a aproximação do caça Su-27 russo.

O Lockheed P-3 Orion português fazia um voo de patrulhamento regular sobre o mar Báltico quando de repente foi aproximado por um caça russo que mostrou todas as suas mísseis “ar-ar” e foi-se embora. Os aviadores russos chamam estas ações de “exibição de bandeira”. Nós não queríamos estar no lugar do piloto português neste momento.»

Fonte, SputnikNews


«Internacional
Caça russo intercepta avião português [vídeo]

SOL | 24/01/2015 15:18 43281 Visitas

O incidente ocorreu em Novembro de 2014 mas só agora estas imagens correm a internet. 

No vídeo partilhado pelos sites The Aviationist e Business Insider, que citam fonte não oficial da Força Aérea Portuguesa, um Sukhoi Su-27 russo faz uma aproximação a um P-3 Orion da FAP. Acompanha a aeronave lusa durante alguns segundos, manifestando assim a sua presença, e afasta-se depois:

Vídeo, http://bit.ly/1KCCSMi

O encontro aconteceu sobre o Mar Báltico, no âmbito da participação de Portugal no policiamento aéreo da NATO sobre a Lituânia, Letónia e Estónia, três antigas repúblicas soviéticas que agora fazem parte da Aliança Atlântica.

Incidentes recorrentes

Estes incidentes têm-se multiplicado ao longo do último ano, devido à crescente tensão militar entre a Rússia e o Ocidente.

Em Novembro, mês do episódio relatado, vários bombardeiros estratégicos russos Tu-95 Bear H foram interceptados pela Força Aérea Portuguesa em espaço de jurisdição nacional lusa. Os aviões russos nunca responderam às comunicações dos portugueses e mantiveram os transponders (aparelhos de localização) desligados durante a incursão.

Este tipo de acções coloca em perigo o tráfego aéreo civil, apesar de os Tu-95 voarem abaixo das rotas comerciais, o que obriga à intervenção da Força Aérea. Numa das incursões, as aeronaves russas voaram até perto de Sagres, no Algarve.»

Fonte, jornal Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário