«A SOMBRA DO CHANCELER
A nata da Stasi encontrava-se na HVA, o departamento de espionagem, um dos melhores serviços de informações do mundo.
Dirigido entre 1952 e 1986 por Markus Wolf, a espionagem da RDA logrou um dos mais espectaculares golpes da Guerra Fria ao plantar um agente seu no gabinete do então chanceler da Alemanha Federal,Willy Brandt, que teve de se demitir, em 1974, na sequência deste escândalo. O protagonista do caso foi Günter Guillaume, que os serviços da RDA introduziram na RFA na década de 50, e que ao longo dos anos foi ascendendo na hierarquia do Partido Social-Democrata, ao ponto de se ter tornado chefe de gabinete do chanceler.
Wolf confessou nas suas memórias, Spionagechef im Geheimen Krieg, que nunca pensara colocar um agente tão perto do chefe de governo da Alemanha capitalista: "Nunca ousamos esperar tal, nem no mais ousado dos sonhos".
Guillaume atuava com a mulher, Christel, que também subiu na hierarquia do SPD. O casal fora enviado para a RFA no início da década de 50, juntamente com dezenas de outros jovens agentes, com a missão de se infiltrarem na ala direita do SPD e aí fazerem amigos.»
Fonte, Texto originalmente publicado na revista VISÃO HISTÓRIA, nº 6, 1 de Outubro de 2009; reeditado em Novembro de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário