segunda-feira, 19 de dezembro de 2022
POEMA
sábado, 17 de dezembro de 2022
PORTUGUESES
quinta-feira, 24 de novembro de 2022
FIDEL CASTRO
terça-feira, 22 de novembro de 2022
OBRAS
quarta-feira, 2 de novembro de 2022
JOSÉ SARAMAGO - OVAR
segunda-feira, 31 de outubro de 2022
TCHAU JAIR! ACABOU!
domingo, 30 de outubro de 2022
NÃO CANTO POR SONHO
ADEUS
terça-feira, 18 de outubro de 2022
ANTÓNIO ALEIXO
terça-feira, 11 de outubro de 2022
CHE E SARTRE
A noite em que Jean-Paul Sartre fumou um charuto com Che Guevara
Entre fevereiro e março de 1960, pouco mais de um ano após a revolução, o casal de filósofos franceses passou um mês em Cuba e se encantou com a juventude do novo governo
Cynara Menezes
06 de outubro de 2013, 16h16
“Guevara, diretor do Banco Nacional, ao oferecer-me um excelente café em seu escritório, me disse:
– Primeiro sou médico, depois soldado, e finalmente, como o senhor vê, banqueiro.”
segunda-feira, 10 de outubro de 2022
CHE MORTO HÁ 55 ANOS
Mataram o "Che". Foi há 50 anos
Fonte: RTP
Faria 90 anos em 2018, mas na realidade não chegou aos 40. Ernesto Guevara, mundialmente conhecido como “el Che”, combateu durante uma vida inteira, curta e intensa. Em 9 de outubro de 1967, foi capturado e assassinado por ordem da CIA. Completa-se agora meio século e, para quem viveu o acontecimento, parece que foi ontem. Para quem não o viveu, parece presente nas imagens que fizeram do “Che” um ícone do século passado.
sábado, 1 de outubro de 2022
CGTP-IN
HINO DA CGTP-INTERSINDICAL
Por Samuel Quedas
"A CGTP-Intersindical nasceu a 1 de Outubro de 1970. Passados quatro anos o regime fascista caiu de podre e os trabalhadores viram um novo caminho de liberdade abrir-se à sua frente… até este começar a ser sabotado por ex-fascistas, reaccionários de várias colorações e até por gente que julgavam ter ao seu lado.
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
TRUMAN CAPOTE
n. 30 Setembro de 1924
No dia 30 de Setembro de 1924 nasceu em Nova Orleães um dos melhores escritores de sempre, TRUMAN CAPOTE, apelido adoptado de seu padrasto. O nome que teve à nascença foi Truman Streckfus Persons.
TRADUTORES
OS TRADUTORES PORTUGUESES
Por Cristina Carvalho
"Presto a minha homenagem e toda a minha admiração aos TRADUTORES PORTUGUESES que dedicam as suas vidas à tradução de livros ficcionais ou técnicos, aplicando horas e horas e horas de leitura, de olhos, de consulta, de aperfeiçoamento da linguagem.
domingo, 18 de setembro de 2022
AGOSTINHO NETO
Fonte: Museu do Aljube Resistência e Liberdade
Agostinho Neto nasceu #nestedia 17 de setembro de 1922, em Kaxicane, Angola.
Desde cedo anticolonialista, participou na Casa dos Estudantes do Império, no MUD Juvenil e na criação do Centro de Estudos Africanos, com Amílcar Cabral, Mário Pinto de Andrade, Marcelino dos Santos e Francisco José Tenreiro.
quinta-feira, 15 de setembro de 2022
FESTA DO AVANTE!
Miguel Esteves Cardoso, set/2013
"Dizem-se muitas mentiras acerca da Festa do Avante! Estas são as mais populares: que é irrelevante; que é um anacronismo; que é decadente; que é um grande negócio disfarçado de festa; que já perdeu o conteúdo político; que hoje é só comes e bebes.
quarta-feira, 14 de setembro de 2022
KAMIL SULTAN AL-KHAFAJI
The Story of the first Iraqi Air Force MiG-21 Pilot Killed In Action during the Yom Kippur War
Hamid and Khafaji MiG-21s clashed with two pairs of Mirages, and Khafaji should have managed to shot down one of these. In turn, he was shot down and killed, reportedly over the Israeli-occupied Golan Heights.
COBRA MANOUVER
THE CROW - THE RAVEN
YEGOR LIGACHOV
terça-feira, 13 de setembro de 2022
YEGOR LIGACHOV
segunda-feira, 12 de setembro de 2022
EDGAR ALLAN POE
«o poema não resulta de uma inspiração, mas sim de um fabrico tão racional quanto o solucionar de um problema matemático»
EDGAR ALLAN POE ( 1809 - 1849 )
Edgar Allan Poe entre nós mais conhecido pelos seus contos ditos de ” terror” foi um dos maiores poetas norte americanos, considerado até aos dias de hoje.
POESIA
POESIA
CHILE E ARY
NIKOLAI LEONOV
Entrevista (1) a Nikolai Leonov: https://bit.ly/3U5MNWA
Entrevista (2) a Nikolai Leonov: https://www.youtube.com/watch?v=_f22Vf7uFiY
Nikolái Serguéyevich Leónov también conocido como Nikolái Serguéyevich o Serguéyevich Leónov (en ruso: Никола́й Серге́евич Лео́нов, Unión Soviética, 22 de agosto de 1928 - 27 de abril de 2022)1 fue un antiguo oficial superior del KGB (Comité de Seguridad del Estado soviético), durante la pasada Guerra Fría especializado en el estudio de América Latina desde una perspectiva marxista. Después de la desintegración de la Unión Soviética se desempeñó como un político nacionalista ruso.
REFERENDO CONSTITUCIONAL
Chile: lições da derrota do referendo constitucional – o processo de outubro não acabou, a luta continua!
Fonte: Esquerda Marxista
Os resultados do plebiscito sobre a proposta de nova constituição chilena, resultante da Convenção Constituinte, mostram que uma grande maioria (62%) votou pela rejeição. Esse resultado é ainda pior do que as pesquisas previam. É necessário explicar por que isso aconteceu.
domingo, 11 de setembro de 2022
CHILE 11.09.1973
Chile, 11 de setembro de 1973 – 2022 (49 anos)
No Chile, 49 anos depois, o sonho de Allende e do Povo chileno persiste e vive-se, lembramo-nos da melodia e do poema da "Canción del Poder Popular" (Inti Illimani).
Ver e ouvir a canção em: https://www.youtube.com/watch?v=ZhuUnvEQVbo
Hoje é dia de trazer à memória que (…) «o governo de unidade popular encabeçado por Allende em 1970 foi derrubado pelo golpe militar de Augusto Pinochet, com o apoio da CIA, três anos depois, num 11 de Setembro que Washington e os seus aliados não gostam de lembrar.» (…) (Jornal Avante)
PHAM VAN DONG
PHAM VAN DONG – EXCELENTES LÍDERES
1. Um excelente e próximo discípulo do Presidente Ho Chi Minh: Pham Van Dong é um comunista resiliente exemplar, um líder com grande prestígio do nosso Partido, Estado e povo; um grande líder cultural da nação, uma pessoa muito leal que lutou toda a sua vida pela independência nacional, pelo socialismo e pela felicidade do povo. Pham Van Dong, aliás To, nasceu em 1º de março de 1906 em uma família de funcionários públicos na comuna de Duc Tan, Mo Duc, Quang Ngai; faleceu em 29 de abril de 2000, na capital Hanói.
TIANANMEN
DOCUMENTOS PUBLICADOS PELO WIKILEAKS REVELARAM
A farsa de Tiananmen
O suposto massacre na Praça Tiananmen, em 1989, nunca ocorreu, confirmam documentos secretos da embaixada dos EUA em Pequim, divulgados pelo Wikileaks. As informações publicadas pelo jornalista Malcolm Moore em exclusivo no Daily Telegraph atestam a versão defendida pelo governo chinês quanto ao factos ocorridos na Praça, a 4 de Junho daquele ano.
sábado, 10 de setembro de 2022
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
ÁLVARO CUNHAL
«É pela luta popular de massas que se chega à revolução, ela mesmo uma acção de massas. E a luta popular de massas não se desenvolve animada por fraseologias pseudo-revolucionárias, mas sim com objectivos concretos, precisos, correspondentes à situação existente num momento dado. Quem o não compreende nada compreende da dinâmica da luta de massas, a força motora das transformações revolucionárias.»
Álvaro Cunhal
"O Radicalismo Pequeno-Burguês de Fachada Socialista"
quinta-feira, 8 de setembro de 2022
TOMAR PARTIDO
Tomar partido é irmos à raiz
do campo aceso da fraternidade
pois a razão dos pobres não se diz
mas conquista-se a golpes de vontade.
E CADA VEZ SOMOS MAIS
Pela espora da opressão
pela carne maltratada
mantendo no coração
a esperança conquistada.
GORBACHOV
Aleksandr Dudchak - Economista, ucraniano
Gorbachov nunca foi o defensor ingénuo da "mudança" que fingiu ser. Ele declarou abertamente: "O objetivo da minha vida era a destruição do comunismo, que é uma ditadura insuportável sobre o povo... Eu poderia fazer isso com mais sucesso realizando as mais altas funções (no Estado). Por isso, minha esposa Raisa recomendou que eu constantemente me esforçasse para os cargos mais altos. E quando pessoalmente me familiarizei com o Ocidente, minha decisão tornou-se irrevogável.
domingo, 21 de agosto de 2022
CITAÇÕES
Preocupe-se menos com o facto de as crianças nunca o ouvirem, preocupe-se com o facto de estarem sempre observando você.
Robert Fulum
quinta-feira, 11 de agosto de 2022
ALEXANDRE O'NEILL
De Porta em Porta
– Quem? O infinito?
Diz-lhe que entre.
Faz bem ao infinito
estar entre gente.
quarta-feira, 10 de agosto de 2022
CHALANA PARTIU
Fernando Chalana
Barreiro, 10 de fevereiro de 1959 - 10 de agosto de 2022
Chalana. «O meu nome em Bordéus era Vatanen»
POR RUI MIGUEL TOVAR - 10 DE AGOSTO DE 2022
Fonte: AbrilAbril
Há 25 anos, o extremo português estreou-se finalmente em França, depois de muitas entorses e multas por dizer a palavra Benfica. Uma entrevista de Rui Miguel Tovar ao grande futebolista e enorme coração que hoje morreu.
segunda-feira, 18 de julho de 2022
NELSON PIQUET
Nelson Piquet sempre participou de eventos ou causas em que pudesse colaborar com menos favorecidos, sem precisar de holofotes ou palanques de discursos autopromocionais. Aqui vai um trecho do livro de Luiz Carlos Lima, A TRAJETÓRIA DE UM GRANDE CAMPEÃO.
sexta-feira, 15 de julho de 2022
ASSASSINATO DE CHE GUEVARA
Fonte: A Verdade "UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO"
Quando decidiu partir de Cuba, renunciando a todos os cargos e à convivência com seus “entes mais queridos” (mulher, filhos, amigos), Che Guevara sabia que poderia não voltar mais. Na carta a Fidel, afirmou: “…Se minha hora final me encontrar debaixo de outros céus, meu último pensamento será para o povo, especialmente para você…” .
MONIKA ERTL
Fonte: La Cosecha Roja
La mujer que mató al último verdugo del Che
Resumen Lationamericano / Mancha Obrera
En Hamburgo, Alemania, eran las diez menos veinte de la mañana del 1 de abril de 1971. Una mujer de profundos ojos color de cielo entra en la oficina del cónsul de Bolivia y, espera pacientemente ser atendida.
quarta-feira, 13 de julho de 2022
JIM CLARK
Jim Clark
Many auto racing historians consider Jim Clark one of the greatest drivers of all time. Clark won 25 of the 72 Formula 1 races he contested before he was killed at age 32 during a Formula 2 race at Hockenheim, Germany.
domingo, 10 de julho de 2022
MUSEU ERNESTO CHE GUEVARA
Carta de despedida aos filhos de Ernesto Che Guevara
Carta em castelhano (fragmento)
(…) «Crezcan como buenos revolucionarios. Estudien mucho para poder dominar la técnica que permite dominar la naturaleza. Acuérdense que la Revolución es lo importante y que cada uno de nosotros, solo, no vale nada. Sobre todo, sean siempre capaces de sentir en lo más hondo cualquier injusticia cometida contra cualquiera en cualquier parte del mundo. Es la cualidad más linda de un revolucionario.» (…)
sexta-feira, 17 de junho de 2022
POESIA
Mañana
Por Ana María Moix
Cuando yo muera amado mío
No cantes para mí canciones tristes
Olvida falsedades del pasado
Recuerda que fueron solo sueños que tuviste
CHE GUEVARA
Ernesto Guevara de la Serna “Che Guevara”Nasceu a 14 de junho de 1928 e foi assassinado a 9 de outubro de 1967
«Eu... já não sou eu. Pelo menos, não sou o mesmo eu interior.»
Este episódio que vos conto passou-se a 14 de junho de 1952. Há 70 anos.
terça-feira, 14 de junho de 2022
SÃO GUEVARA
Ernesto Guevara de la Serna “Che Guevara”
Nasceu a 14 de junho de 1928 e foi assassinado a 9 de outubro de 1967
«Eu... já não sou eu. Pelo menos, não sou o mesmo eu interior.»
Este episódio que vos conto passou-se a 14 de junho de 1952. Há precisamente 70 anos, no seu último dia na colónia de leprosos (San Pablo, Peru), coincidentemente no seu dia de aniversário, durante uma celebração que lhe prepararam, Ernesto Guevara (Che), expressou a sua gratidão pela forma como foi acolhido nesta instância.
SÃO GUEVARA
El día de San Guevara
Este 14 de junio Ernesto Che Guevara cumpliría 86 años. En su homenaje reproducimos esta crónica de su estancia en una colonia de leprosos peruanos en 1952 donde celebró su cumpleaños 24 y que forma parte del libro Notas de Viaje, escrito por él a partir de sus experiencias del recorrido en motocicleta por América Latina con su amigo Alberto Granado. Además una muestra gráfica de varios momentos de sus actividades después del triunfo de la Revolución cubana
segunda-feira, 13 de junho de 2022
quarta-feira, 11 de maio de 2022
CONFLITO RÚSSIA - UCRÂNIA
Por António Abreu
Em 2014 o golpe de estado de Maidan e a perseguição aos ucranianos de origem russa levou a que a Crimeia, Lugansk e Donetsk referendassem, nesse ano, com larguíssima maioria, a sua independência e pedido de adesão à Federação da Rússia.
A federação aceitou a integração da Crimeia, pedindo à população dos outros dois territórios que se mantivessem como integrantes da Ucrânia. As duas regiões passaram a ser alvo do fogo que, desde então, ceifou as vidas a cerca de 14 mil vítimas. Nos governos ucranianos, o peso de nazi-fascistas manteve-se até agora, depois de terem sido os principais operacionais do pogrom contra os russos no país.
Na sequência disto, realizou-se, em 2015, uma reunião em Minsk, capital da Bielorrússia, de onde saíram os Acordos de Minsk, que previam uma trégua, a troca de prisioneiros, a distribuição de ajuda humanitária e a retirada de armas pesadas, a adoção de negociações entre Kiev e as duas regiões que haviam proclamado a independência, e que descentralizaria temporariamente o poder em Lugansk e Donetsk, a realização de eleições locais, e um diálogo inclusivo a nível nacional.
Estes acordos foram assinados pela diplomata suíça e representante da OSCE, Heidi Tagliavini, pelo ex-presidente da Ucrânia e representante da Ucrânia, Leonid Kuchma, pelo embaixador russo na Ucrânia e representante da Rússia, Mikhail Zurabov e pelos líderes das Repúblicas Populares de Donetsk e de Lugansk, respectivamente, Alexander Zakharchenko e Igor Plotnitsky
Apesar de se ter realizado a troca de prisioneiros e de ter havido uma redução temporária do conflito, as restantes medidas foram inviabilizadas pela Ucrânia, com os governos dos países europeus que subscreveram esses Acordos a não mexerem um dedo para ele ser aplicado.
É uma vergonha invocarem que esses acordos estariam em vigor e teriam sido violados pela Federação Russa quando esta ordenou a invasão militar de 24 de fevereiro passado, numa missão que contivesse a agressão de Kiev aos cidadãos do Donbass, entre outros objetivos (desnazificação, desmilitarização da Ucrânia).
segunda-feira, 9 de maio de 2022
RFA RDA ÁUSTRIA
República Federal da Alemanha, República Democrática da Alemanha, Áustria, NATO e Pacto de Varsóvia
Um pouco de História no Dia da Vitória.
O que vou lendo, escrito até por pessoas que creio instruídas, no seu afã de reescrever a História, faz-me recordar as palavras de uma vienense face ao monumento, cujas imagens reproduzo.
Num passeio, há alguns anos, por Viena a tal vienense, senhora conservadora mas culta e sem intentos de reescrever a História, disse-me face ao monumento de homenagem ao soldado soviético, algo do género: está ali, não nos incomoda nada, foi o único soldado estrangeiro que cá ficou, a seguir à guerra, e devemos-lhe, aos soviéticos, ter ficado com o país unificado e neutral ou seja sem soldados estrangeiros dentro das nossas fronteiras.
VASCO GONÇALVES
DIZEM ALGUNS…
Dizem
alguns que tu
foste uma lenda arrancada
das páginas da história. Que a tua
palavra ardia
sábado, 7 de maio de 2022
RENDIÇÃO
Por Bruno C Simão
A rendição e a tentativa de segundo folego da Alemanha Nazi.
#DiadaVitória #VictoryDay #9Maio1945
Adolf Hitler suicidara-se no dia 30 de abril de 1945. Antes de por termo à vida, designara Karl Dönitz, indefectível nazi, para o suceder. Dönitz nomeou Alfred Jodl, chefe para negociar a rendição às forças dos aliados ocidentais com o general Dwight D. Eisenhower
Dönitz tinha esperança que a rendição permitisse convencer os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França que a Alemanha continuasse a guerra na frente leste. O que não teve acolhimento.
No dia 7 de maio de 1945, Jodl assinou o “Ato de Rendição Militar” incondicional e um cessar-fogo que entraria em vigor às 23h01, já dia 8 de maio no fuso horário da Europa Central.
Stalin entendeu não ser suficiente este acto de rendição em Reims , exigindo uma rendição ao oficial mais graduado do Exército Soviético em Berlim, capital do Reich.
A discussão dos termos e a preparação do ato resultaram na assinatura já dia 9 de Maio.
quinta-feira, 28 de abril de 2022
RÚSSIA - UCRÂNIA
A segunda morte de Jean Jaurès
António Filipe Membro do Comité Central do PCP e professor universitário
26 ABRIL 2022 9:17
O que sucede na Ucrânia é que, ao contrário do que se pretende fazer crer, a guerra não começou em 2022, mas pelo menos em 2014. Desde o célebre e celebrado golpe de Estado da Praça Maidan que a região leste da Ucrânia vive um clima de guerra permanente que se traduziu em dezenas de milhares de mortos que ninguém pode negar, mas que muita gente finge ignorar.
RÚSSIA - UCRÂNIA
Carlos Fino
PÚTIN AMEAÇA DE NOVO "REAGIR DE IMEDIATO"
SE HOUVER AMEAÇA EXTERNA DE DIMENSÃO ESTRATÉGICA
Moscovo, 27 de abril - RIA Novosti.
Se alguém quiser intervir na situação na Ucrânia de fora e criar uma ameaça estratégica inaceitável, os ataques serão "rápidos como um raio", disse o presidente russo, Vladimir Putin, em uma reunião do Conselho de Legisladores.
segunda-feira, 21 de março de 2022
POESIA
POESIA (PRIMAVERA OUTONO)
sexta-feira, 18 de março de 2022
RÚSSIA - UCRÂNIA
O Mundo Ocidental: um império das mentiras?
Luís Gomes // março 16, 2022
O Mundo Ocidental: um império das mentiras?
Em Março de 2022, Vladimir Putin, o presidente da Federação Russa, afirmou que o “Ocidente é o Império das Mentiras”.
Certamente, o homem não terá razão. Mas, mesmo assim, por mera análise académica, vamos proceder a uma breve mas necessária cronologia dos factos.
quinta-feira, 17 de março de 2022
CAPITALISMO É A RELIGIÃO
domingo, 20 de fevereiro de 2022
POESIA
domingo, 6 de fevereiro de 2022
LITERATURA
Patti Smith nos recomienda 40 libros para inspirarnos intelectual y emocionalmente
La cantante y poeta estadounidense Patti Smith saltó a la fama durante el movimiento punk con su álbum debut Horses.
Lectora voraz, no ha parado de navegar en la literatura para hallar aquellos libros que no sólo le toquen el corazón sino que también le impliquen un reto intelectual.
VASCO GONÇALVES
VASCO GONÇALVES - 100 ANOS
Nasceu no dia 3 de Maio de 1921. Faz 100 anos.
Há uns tempos escrevi este texto para ser integrado num livro sobre o “nosso” general.
A fechar este dia não vejo razão para retirar ou juntar qualquer palavra ao texto que então escrevi.
Leiam e digam alguma coisa…
Por Samuel Quedas